Os fagócitos dos humanos e outros vertebrados mandibulados estão divididos em grupos "profissionais" e "não profissionais", com base na eficiência com que participam na fagocitose. Os fagócitos profissionais são os monócitos, os macrófagos, os neutrófilos, as células dendríticas e os mastócitos.
As principais características dos macrófagos são: Célula de formato irregular. Citoplasma abundante. Presença de pseudópodes....Função.
O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.
Linfócito: Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco do sangue que produz anticorpos para combater organismos estranhos, defendendo o corpo de possíveis infecções. Macrofago: é uma célula derivada dos monócitos, de grande tamanho, que atua na defesa contra infecções, promovendo a fagocitose de microorganismos.
O complexo do receptor de célula T (TCR) é composto por cadeias de TCR α e β, responsáveis pelo reconhecimento do antígeno, e o complexo CD3 e homodímeros ζ, necessários para a transdução do sinal.