Segundo o dicionário Aurélio ludicidade significa: “qualidade do que é lúdico”. Ludicidade são atividades de caráter livre, para que uma brincadeira seja considerada lúdica ela deve ser de escolha da criança participar ou não dela (HUIZINGA, 1996; BROUGÈRE 2010).
Na concepção da proposta o lúdico são as formas pela qual a criança inicia a aprendizagem sobre o mundo e sobre si mesma levando a conhecer signos e conhecê-los. Levando-a atingir um autocontrole e a simbolização.
Significado de Lúdico Que faz referência a jogos ou brinquedos: brincadeiras lúdicas. Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; divertido. Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer de a fazer.
Metodologia lúdica é toda a didática de ensino que envolve brincadeiras e jogos. Uma maneira eficaz de aumentar o interesse dos alunos por alguma disciplina, porque apresenta o conhecimento de forma divertida e cooperativa, saindo do trivial “bê a bá” do dia a dia escolar.
O termo “lúdico”, do latim ludus, embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar. O brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso ou não do brinquedo como suporte.
Alguns itens específicos que podem ser anotados ao longo do tempo são:
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
O lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo). O lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer.
Ideias de atividades de alfabetização
O aprendizado da matemática pode parecer algo muito difícil para as crianças....6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças
Os livros são os grandes aliados para atividades de alfabetização e letramento. A prática, nesse caso, é tudo. Com o hábito da leitura, a criança é capaz de desenvolver seu senso crítico e aplicá-lo constantemente para tomar decisões, participar de conversas… Enfim, conviver em sociedade.
Na escola a criança deve interagir de maneira firme e constante com o caráter social da escrita e ler e escrever textos significativos e que os levem a buscar mais, devem ouvir histórias que gostam para estimular e sua capacidade de interpretar e a sua imaginação.
É fundamental que os alunos discutam uns com os outros sobre a resolução de atividades, desenvolvendo suas resoluções e suas argumentações durante esse processo de aprendizagem, trabalhando o raciocínio, a contextualização do conteúdo e transferência para a vida real.
Apresentar fichas com sílabas, misturá-las e pedir para as crianças em duplas, trios, formarem palavras conhecidas. Outra sugestão é pedir para a criança separar as sílabas que ela conhece e tentar formar as palavras.
Coloque algumas figuras de palavras que começam com sons parecidos — serrote, cenoura, etc — e peça para a criança identificar onde estão os sons parecidos. O mais importante na consciência silábica é a criança se dar conta que a sílaba não é propriedade de uma palavra só.
Como estudar vocabulário e aprender novas palavras?
Muitos professores, de acordo com seu método de ensino, optam por fazer essa apresentação das mais simples para as mais complexas. No desenvolvimento do método, geralmente é escolhida uma ordem de apresentação “do mais fácil para o mais difícil”, ou seja, das sílabas “simples” para as “complexas”.
A letra B e a primeira consoante do nosso alfabeto, ela juntou-se com as vogais e formou a primeira família silábica. Através desta família podemos formar diversas palavrinhas que usamos em nosso cotidiano. Para dar início a nossas atividades vamos ver a letra B nas quatro formas.
As famílias silábicas são inicialmente compostas por consoante e vogal (da, de, di, do, du) e recompostas para formar novas palavras. Gradativamente, pequenas frases e textos são propostos, a partir de combinações entre sílabas já estudadas.
Há várias formas de trabalhar um silabário para alfabetizar:
Um silabário é um conjunto de símbolos de escrita que representam (ou aproximam) sílabas que compõem palavras. ... Num silabário verdadeiro não existe nenhuma semelhança gráfica sistemática entre caracteres foneticamente relacionados (se bem que alguns possuam uma semelhança gráfica para as vogais).
substantivo masculino Livro elementar para ensinar as crianças a ler; cartilha, abecedário.