Nos sentidos de ter "Simpatia", sentir afeição ou tendência, o verbo simpatizar é Transitivo Indireto, juntamente com a preposição com: Há mulheres com quem não simpatizamos. Simpatizo muito com aquele garoto.
Com o sentido de ser agradável, causar satisfação e corresponder à expectativa, o verbo agradar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a: agradar a. É impossível agradar a todos.
O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. ... O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.
verbo transitivo indireto Ter simpatia por; sentir inclinação, afeição ou tendência por alguém ou por alguma coisa: simpatizar com os alunos. Expressar concordância, afinidade; concordar, gostar: não simpatiza com suas ideias; simpatizei com minha nora. Etimologia (origem da palavra simpatizar).
1. Sentir simpatia por (ex.: simpatizou logo com ele). 2. Sentir afeição, inclinação ou tendência.
Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido. Os verbos intransitivos não exigem complemento.
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Significado de Regência substantivo feminino Ação ou efeito de reger. [Política] Governo provisório de um país quando o seu soberano se encontra impedido de exercer sua função.
Significado de Enovelar verbo transitivo Converter em novelo; enrolar. verbo pronominal [Figurado] Enredar-se, complicar-se, envolver-se.
O emprego do diminutivo nas palavras “franjadinho” e “penduradinho” indicam: o descuido com a beleza do lugar. a delicadeza da decoração.
Significado de Tô substantivo masculino [Popular] Forma reduzida da forma verbal estou: diz, por favor, que não tô!
tee shirt {substantivo} camiseta {f.} ... T-shirt {f.}
verbo transitivo indireto Padecer ou sofrer (quando utilizado com a preposição "com"): ela está com tuberculose; os passageiros estavam com medo.
A forma correta de escrita da palavra é estou. Tou e tô são formas abreviadas da palavra estou e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais.
Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.