O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo!
Na Antiguidade já eram feitos livros, em geral com folhas de papiro, material extraído do talo de uma planta egípcia chamada Cyperus papyrvs. O papiro era flexível mas frágil, por isso os livros tinham o formato de um rolo, que era manuseado por meio de hastes, uma em cada ponta.
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
Na antiguidade, ler era restrito aos nobres e intelectuais. ... Nos séculos seguintes, especialmente a partir de 1700, a leitura tornou-se um hábito social. As pessoas se reuniam para ler em grupos em cafés, saraus e as aulas de leitura eram bastante comuns, tanto nas classes ricas quanto nas mais pobres.
Isso se justifica pelo fato de que, antes da imprensa, os livros eram construídos à mão, artesanalmente, com escrita cursiva, geralmente à pena. ... Enquanto, à mão, um códice demorava um mês para ficar pronto, com os tipos móveis, dezenas de códices (ou livros) eram feitos na mesma margem de tempo.
A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial. Quando se estuda o período do Renascimento, geralmente se destaca o advento de algumas invenções, tais como o telescópio e o relógio de precisão.
Gutenberg
Inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros no século XV. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata. ... O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas.
Tinta de prensa móvel
João Gutenberg (1396-1468) foi um inventor alemão. O pai da imprensa. Foi o primeiro a usar a prensa e os tipos móveis de metal.
a Bíblia
Bíblia
Bíblia. O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendido no mundo.
Segundo a última edição do Guinness Book, a Bíblia já foi traduzida para 349 idiomas e é o livro mais vendido do mundo. Os números absolutos, porém, são incertos. O Guinness cita estimativas de que mais de cinco bilhões de cópias de bíblias foram distribuídas desde o século XIX.
Augusto Cury já vendeu 28 milhões de livros, e junto com Laurentino Gomes, é o autor com maior número de obras e de exemplares vendidos no ranking. Esta é a obra favorita do autor e psiquiatra, e a primeira de uma série.
Augusto Cury
Os 7 livros brasileiros mais lidos pelo mundo
São os maiores escritores brasileiros de todos os tempos.