Atua em conjunto com uma equipe de apoio composta por nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e voluntários. Esses profissionais são treinados e capacitados nas técnicas dos cuidados paliativos. Apenas os pacientes internados podem se beneficiar dos cuidados paliativos?
O especialista em cuidados paliativos O objetivo é manter a melhor qualidade possível de vida. Atuando sempre junto de outros três profissionais, as consultas são realizadas de maneira a reunir o paciente com um geriatra, um psicólogo, uma fisioterapeuta e uma nutricionista ao mesmo tempo.
Os cuidados paliativos promovem a qualidade de vida de pacientes e respectivos familiares, que enfrentam doenças ameaçadoras da continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Essa assistência especializada ocorre em diferentes níveis de atuação: ambulatório, internação e assistência domiciliar.
É uma situação muito complicada que traz consigo uma alta carga emocional, demando do profissional maior controle de seus sentimentos, uma vez que a perda de um paciente é algo difícil de se lidar, principalmente pelo fato, de suas ações estarem direcionadas mais para o lado da restauração da saúde (FRANCO, et al., ...
Formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo. ... Dessa forma, todos eles decidem, em conjunto, o principal objetivo destinado ao paciente que está sendo tratado (que pode ser comer ou andar sozinho, por exemplo).