Desde 2015, estudantes paulistanos da rede pública de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior têm direito à gratuidade no transporte municipal. O benefício também se estende a alunos da rede particular de baixa renda, bolsistas e cotistas.
Passe livre é o termo popular para designar a gratuidade nos transportes públicos de uma cidade. Idosos e pessoas com algum tipo de deficiência possuem o benefício em todo o país. O direito foi estendido aos estudantes após os movimentos estudantis pautarem o tema em suas reivindicações.
01/02/2021 - Início da recarga do Passe Livre a ser realizada mensal e automaticamente, para cartões emitidos ou revalidados em 2021. 01/02/2021 a 28/02/2021 - Período para a compra de créditos eletrônicos para cartões Meia Tarifa emitidos/revalidados em 2020 e que ainda não foram revalidados em 2021.
A liberação da cota, que começa no dia 11 de janeiro, está condicionada ao envio prévio dos dados sobre a retomada das atividades presenciais pelas instituições de ensino e ao pagamento da taxa de solicitação ou revalidação, de responsabilidade dos estudantes.
Em 'Minhas solicitações' localize no alto da tela o menu 'Solicitações' e escolha a opção 'Desbloqueio de Documento'; No campo indicado digite o Código de Uso localizado na faixa amarela de seu Documento, logo abaixo de seus dados; E clique no botão [Desbloquear].
Se você fizer a sua solicitação pela Internet, por meio do cadastro eletrônico, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pelo mesmo endereço eletrônico, apenas digitando o seu CPF. Acesse https://passelivre.transportes.gov.br e saiba mais.
Como proceder? Verifique sua aptidão e, constatando que já está apto (nome enviado pela Instituição de Ensino), compareça a um dos Postos SalvadorCARD ou efetue sua revalidação através do aplicativo ou site KIM Recarga.
Quem teve o cartão bloqueado agora precisa ir até a sede, na Rua 15 de Novembro, para fazer o pedido de desbloqueio e só voltar 24 horas depois. Caso não seja constatada a fraude, a pessoa recebe um novo cartão com o mesmo valor de crédito do anterior.
Para acessar esta funcionalidade vá ao "menu principal > Cartões > Desbloqueio". O sistema irá exibir ao comprador o(s) pedido(s) para desbloqueio, informando: Número do pedido, data do pedido e quantidades de cartões.
SPTrans informa! Em caso de perda, roubo, furto ou extravio do Bilhete Único faça o cancelamento imediatamente pela Central de Atendimento 156 ou nos Postos de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana).
Para solicitação de segunda via, utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Quando ocorrer perda, furto ou roubo do Bilhete Único Especial, o usuário deverá, imediatamente, solicitar o bloqueio pelo site sptrans.com.br/atendimento.
Se for um cartão Expresso cadastrado em seu CPF, basta acessar o site www.cartaoriocard.com.br com o login e senha, solicitar o cancelamento do mesmo e a emissão da 2ª via. Se for um Vale-Transporte, solicite ao RH de sua empresa que faça o cancelamento do mesmo e a solicitação da 2° via.