quem pode ser orientador de tcc? Em regra geral, qualquer professor universitário e/ou pesquisador tem capacidade de orientar um TCC. Alguns professores tem maior familiaridade com pesquisa e metodologia científica. Normalmente, esses são os professores mais requisitados.
O coorientador pode ser docente ou pesquisador da USP ou externo à USP. Para credenciamento de docente como coorientador é necessário: Solicitação do orientador, demonstrando a relação da Linha de Pesquisa do indicado com o projeto de trabalho do aluno e com as atividades a serem desenvolvidas.
Para orientar alunos de mestrado e doutorado, o(a) docente do IFUSP deve estar credenciado(a) em nosso programa de pós-graduação. O credenciamento vale por 3 anos e deve ser renovado, caso o(a) professor(a) tenha interesse em continuar orientando.
Passo a passo: como colocar a graduação no currículo corretamente
A formação acadêmica deve estar disposta logo em seguida aos dados pessoais e objetivo profissional do candidato. Quando se trata de pós, é importante deixar claro qual foi o tipo de curso realizado. É possível dividir os cursos entre lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).
Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.
Este campo deve ser preenchido se você tiver algum curso de formação técnica que tenha a ver com a vaga que está concorrendo. ... No preenchimento do currículo deverão constar informações básicas como o nome do curso, carga horária e nome do site.
“Instituição”: Forneça o nome da instituição onde cursou; “País onde cursou”: Coloque o país onde fez o curso; “Estado onde cursou”: Insira o estado onde fez o curso; “Tipo de curso”: Preencha o tipo de curso que fez (exemplo: Graduação, Pós-Graduação – Especialização ou Cursos Complementares).
Como colocar cursos e certificados no currículo
Curso em andamento Uma faculdade em andamento ou mesmo uma pós-graduação que ainda não foi finalizada pode somar pontos positivos no currículo. Portanto, não deixe de incluir a formação que você está cursando no documento. Apenas se lembre de substituir o termo “data de conclusão” por “previsão de término”.