Quem escolhe seguir carreira na Polícia Civil se depara com 14 áreas de atuação diferentes, como: Delegado, Investigador, Perito Criminal ou Perito Legista, dentre outras. Todos elas são subordinados ao Governo do Estado (ou do Distrito Federal) onde trabalham .
Crimes. A investigação criminal feita pelo detetive particular pode auxiliar a polícia a desvendar crimes como tráfico de drogas e homicídios, ou ser realizada após o encerramento de um caso inconclusivo. No caso de assassinatos, por exemplo, apenas 5% dos responsáveis chegam a ser punidos no Brasil.
Por enquanto, fique tranquilo: contratar um detetive não é crime. Se você está precisando de um investigador particular, seja qual for o motivo, pode, por exemplo, entrar em contato conosco.
FED - Registro de detetive particular poderá ser feito pela Polícia Federal. Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) que coloca a cargo da Policia Federal a identificação e o registro profissional de detetives particulares.
Para quem não sabe, um detetive particular é um profissional especializado em vigiar e coletar informações. Ele é um investigador, mas não policial, já que não trabalhar para resolver crimes. Na maioria das vezes, os detetives vêem o que os outros não conseguem enxergar, juntam provas da inocência ou não de uma pessoa.
Para ser um detetive particular, não é obrigatório ter nenhum curso de ensino superior. No tanto, é importante fazer um curso específico da área em uma escola especializada e devidamente certificada. Isso será muito útil para que você consiga obter as autorizações necessárias para começar a trabalhar.