Qualquer profissional que procure uma metodologia de trabalho que lide com o ser humano, com grupos e com o resgate da criatividade e espontaneidade, encontrará isso no Psicodrama. Dessa forma, entenderá profundamente o que é e o que faz um psicodramatista.
Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento. Embora essa proposta moreniana tenha depois sido desdobrada e enriquecida por novos autores, é ela que se referencia aqui.
Os principais objetivos do Psicodrama são restabelecer os potenciais de espontaneidade/criatividade das pessoas, desenvolver a percepção sobre si mesmo, o outro e o mundo, promover o desempenho adequado dos papéis e tornar a pessoa diretor, autor e ator de seu próprio drama, de sua própria vida.
Estudo das relações entre os indivíduos de um mesmo grupo, e entre vários grupos da mesma pertença.
Sociometria (do latim socius + metrum) é uma ferramenta analítica para estudo de interações entre grupos. Foi desenvolvida pelo psicoterapeuta Jacob Levy Moreno nos seus estudos sobre a relação entre estruturas sociais e bem-estar psicológico.
A sociometria permite a aplicação de métodos quantitativos de medição dentro das estruturas sociais, além de medir as capacidades e o bem-estar psicológico de seus membros.
Os sociogramas são representações gráficas das relações existentes em um grupo de indivíduos e, mais do que um método de apresentação, os sociogramas constituem um método de exploração, uma vez que possibilita a identificação de fatos sociométricos e a análise estrutural de uma comunidade.
Resumindo: no Teatro Espontâneo "matricialn, o protagonista é o que traz o conflito, a cena a ser representada, no Playback Theater, a históna contada é representada exactamente como é narrada e no Teatro da Criação o material trazido pelo narrador é a base para um trabalho artístico de criação de encenador, actores e ...
“O ser humano é teatro”. O Teatro do Oprimido também é uma ação social porque trabalha com essa intencionalidade de intervir nas situações opressivas da sociedade. ... É dentro desse conceito que está a figura do oprimido, para o qual se dirige a ação desse método teatral.
Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro.
Criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal nos anos 1970, o Teatro do Oprimido é um método e modelo cênico-pedagógico que tem como objetivo a conscientização social.
O Teatro do Oprimido, de acordo com o próprio Boal, pretende transformar o espectador, com o recurso da quarta parede, em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, espectador, passe a protagonista e transformador da ação dramática.