A principal função do sistema de sincronismo em motores a combustão interna consiste na transmissão de movimento do virabrequim do motor ao eixo do comando de válvulas responsável pela dosagem de ar na câmara de combustão e determinando o exato momento de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão ...
A correia dentada é responsável por sincronizar o movimento de diferentes partes do motor, como o virabrequim, o comando de válvulas ou os periféricos, como o alternador. ... A corrente, que se move com polias dentadas, é projetada para não precisar ser substituída durante toda a vida útil do motor.
A troca da correia dentada do motor deve ser feita quando o veículo completar 40 mil quilômetros. Caso o carro seja bem cuidado pode ser que a troca amplie-se para os 50 mil. O período de troca também pode ser mensurado pelo tempo: cerca de 5 anos para realizar a manutenção.
Falhas nesse sistema costumam gerar aumento do consumo de combustível e de óleo. Na prática, se o motorista começa a escutar ruídos, perceber uma fumaça na hora de dar a partida e constata que o carro está com o desempenho de motor mais fraco e o de combustível mais alto, é hora de parar na oficina.
Marca do ponto no cabeçote Instale a correia dentada nas engrenagens, cuidando para não alterar o sincronismo; 3. Ajuste a tensão da correia, girando a polia tensora através do excêntrico. A correia deve deixar-se torcer em 90°.
- Posicione a garra indutiva no cabo próximo à vela do primeiro cilindro com a posição da seta da garra para vela; - Direcione a luz do ponto para marcações indicativas do pms gravadas no motor ou volante do motor; - Depois, regule o ângulo conforme o manual do fabricante do carro.
O ponto de ignição de um motor é o momento em que se inicia o processo de inflamação da mistura ar-combustível na câmara de combustão do motor. Um erro bastante comum é acreditar que adiantar o ponto sempre produzirá mais potência.