A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO 9001. Após a implementação, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.
No Brasil, a entidade responsável por representar a ISO é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), é através dele que empresas certificadoras são reconhecidas e habilitadas para realizar a certificação das organizações que desejem alcançar o “status” de “Empresa com o selo ISO 9000 ou outros”, existe também o ...
As empresas interessadas em obter a certificação ISO 9000 precisam realizar o mapeamento de todos os seus processos, registrá-los e executá-los da maneira como está descrito em cada documento.
O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas e que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.
Um certificado de qualidade é um documento que atesta que a sua indústria cumpre com as normas estabelecidas pelo governo ou por organizações internacionais, como a ISO (International Organization for Standardization).
Auditoria e certificação ISO 9001 No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras.