Um deles chamado de Streptococus Mutans se alimenta de açúcar, capaz de dissolver o esmalte do seu dente, ocasionando a cárie. Mas não é só ele o vilão dos nossos dentes, tem também o Streptococus gordoni, Porphiromonas gingivalis, presente nas infecções da gengiva.
Odontologia. Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente.
“Cálculo” é o nome técnico de “tártaro”, que é a bactéria periodontal, calcificada, e que “gruda” nos dentes. Se o cálculo não é removido, ele vai aumentando e entrando pela gengiva (por isso o “subgengival”).
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.
A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes A acumulação de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada.
Verificado por especialistas. A diferença entre cárie, placa e tártaro radica em que a primeira é uma forma de infecção, a segunda é um tipo de resíduo pegajoso e, o terceiro é uma fase mais avançada da placa, que fica endurecida nos dentes.
Sintomas da cárie: muito além da mancha branca! Os dentes começam a perder sua proteção natural e vão ficando mais sensíveis, principalmente ao mastigar e ao consumir alimentos doces, gelados e quentes. Depois disso, cavidades na superfície são formadas e manchas marrons começam a aparecer.
- Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.
Placa bacteriana - Também denominada de biofilme dental pelos profissionais de odontologia, a placa bacteriana é uma película viscosa e incolor formada por bactérias e restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Ela se desenvolve mais rápido com a ingestão frequente de açúcares.
O que é Placa Bacteriana? Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite.