Vale ressaltar que a gestão de pessoas pode ser um trabalho em conjunto da liderança da empresa com o RH. Os líderes são responsáveis pela gestão da sua equipe, sendo o RH o departamento fundamental para que as atividades definidas no planejamento sejam aplicadas e monitoradas.
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
A área da gestão de pessoas tem diversas funções importantes para equilibrar o organismo de uma empresa. Alguns de seus compromissos são disseminar e sustentar a cultura organizacional, aperfeiçoar os processos internos e elaborar planos de desenvolvimento dos profissionais.
Os principais mecanismos e instrumentos de gestão estratégica de pessoas são, exceto: ... c) a gestão de competência na definição das competências e dos perfis profissionais necessários à organização.
Quais são as áreas de atuação da Gestão de RH?
Resposta: Nessa "nova” abordagem, as empresas buscam interligar, de alguma forma, a capacitação ao desempenho e aos objetivos do negócio. Em alguns casos, os modelos de competências são construídos a partir da observação e análise do desempenho de pessoas consideradas "destaque" em um determinado tipo de trabalho.
A gestão pessoal da carreira considera o planejamento e execução consciente da progressão profissional de um indivíduo ao longo dos anos. ... Ou seja, a gestão pessoal da carreira envolve todas as grandes decisões que tenham relação com as atividades profissionais de uma pessoa.
Entendemos por “gestão profissional” o emprego de um conjunto de práticas e técnicas da administração que focam na obtenção de resultado palpáveis, através de investimentos constantes em excelência.
O profissional que se forma em gestão de pessoas pode atuar em diferentes segmentos da área de recursos humanos: gestão, recrutamento e seleção de equipe, treinamento e desenvolvimento de funcionários e administração de benefícios e salários. “Antes, trabalhar no RH era algo completamente operacional.
Um dos principais avanços em tecnologia ocorreu com o desenvolvimento do novo sistema de Gestão de Pagamento de Pessoal, o GPP. O projeto iniciou-se em meados de 2006 e tornou-se realidade em 2012, a nova plataforma do aplicativo, extinguiu de vez a utilização do Clipper.
Eles têm, como atribuições, criar, aprovar e gerenciar políticas para os funcionários e os processos mais relevantes de uma área. No segmento operacional, estão os empregados que fazem a gestão de pessoas no dia a dia. Essa ação envolve, por exemplo, os recrutadores, os analistas e os assistentes de Gente e Gestão.