Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus. A expressão bem aventurado (feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada.
No cristianismo, o termo Cinco discursos de Mateus é uma referência a cinco discursos específicos proferidos por Jesus no Evangelho de Mateus. São eles: o "Sermão da Montanha", o "Discurso Missionário" (ou "da Missão"), o "Discurso das Parábolas", o "Discurso sobre a Igreja" e o "Discurso sobre o Fim dos Tempos".
Denominado de “Primeiro Evangelho”, logo no início, Mateus apresenta Jesus como o Mestre que veio realizar a justiça. Relata a morte e a ressurreição de Jesus.
Jesus chamou a si os doze, entre os seus discípulos. Foi Ele que os constituiu apóstolos. ... Deixou-lhes claro que a sua missão consistiria em proclamar a Jesus, a quem eles se dispunham a servir. Que Jesus estava vivo e que eram testemunhas, porque eles tinham visto Jesus ressuscitado.
Os discípulos recebem de Jesus o poder de fazer o bem, de acolher as pessoas que estão sofrendo e mostrar-lhes que são amadas por Deus.
Já a Igreja Católica considera estas listas, escritas piedosamente, mas tendo "importância secundária" para a fé. Eusébio de Cesareia afirmou categoricamente que no seu tempo não existia uma lista como esta e mencionou entre os discípulos apenas Barnabé, Sóstenes, Cefas, Matias, Tadeu e Tiago, irmão de Jesus.