- Central 156 (telefone): fornece informações e registra solicitações de serviços públicos municipais, 24 horas por dia e todos os dias da semana. Clique aqui para verificar os assuntos que podem ser esclarecidos e solicitados por meio da Central.
Para entrar com recurso administrativo contra a cobrança, o contribuinte deve reunir os documentos solicitados pela Prefeitura, incluindo aqueles que comprovam que o cálculo do imposto está errado, e preencher um formulário chamado Impugnação de Lançamento.
Se o morador achar que o valor venal (que a prefeitura atribuiu ao imóvel) está acima do real, pode pedir impugnação do valor, apresentando um laudo de avaliação. Nesta situação, o cidadão tem até o dia 8 de março para apresentar o pedido em qualquer Posto de Atendimento do IPTU.
A primeira coisa a se fazer para baixar o valor de IPTU é contratar uma empresa de avaliação de imóveis para fazer um laudo de avaliação do imóvel em questão. Este laudo de avaliação tem que ser feito segundo a norma da ABNT Nbr 14.
Como calcular o valor venal do imóvel no IPTU? Para entender como o valor venal de imóveis é calculado e posteriormente informado no IPTU, é utilizada a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR.
Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)