Os bascos são um grupo étnico que habita partes do nordeste da Espanha e do sudoeste da França. vascos em castelhano (há ainda o termo antigo vascongados, que se aplicava na época de Franco àqueles bascos que vivem nas províncias do País Basco. ...
Estabelecido no extremo norte da Espanha, o povo basco conserva boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua, que não tem parentesco com nenhuma outra. Apesar, de viver um longo tempo sobre regime de ditadura, o país tenta se reencontrar.
Espanha
O conflito basco foi um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco, um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França.
Foi fundado em 1959 como um grupo de promoção da cultura basca. No final da década de 1960 evoluiu para uma organização paramilitar separatista, lutando pela independência da região histórica do País Basco, cujo antigo território atualmente se distribui entre a Espanha e França.
Inicialmente, a ideia central do ETA era propagar os princípios e a cultura do povo basco como meio de alcançar seus objetivos. Entretanto, durante a ditadura franquista, o grupo foi coagido e impedido de manifestar seus ideais políticos, o que o fez optar pela luta armada.
As organizações ETA e IRA (Exército Republicano Irlandês) foram os mais ativos grupos terroristas na Europa nas décadas de 60 e 70. Ambos compartilhavam a mesma visão de que era preciso usar a violência a fim de conquistar seus objetivos políticos.
Guerras. O Exército Republicano Irlandês, popularmente conhecido como IRA (siglas para Irish Republican Army), foi um dos mais ativos grupos terroristas do século XX. Sua atuação ficou marcada pela formação de grupos paramilitares que arquitetavam diversos atentados terroristas contra seu maior alvo: a Inglaterra.
31 de julho de 1959, Bilbau, Espanha
Há quarenta anos o grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade) busca a independência política e territorial. O povo basco luta por um território que se encontra no nordeste da Espanha e sudoeste da França.
As siglas ETA e ETE significam, respectivamente, Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Efluentes. ... A ETA – Estação de Tratamento de Água faz o tratamento da água proveniente de fontes naturais visando o consumo humano.
ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
Uma ETE ou Estação de Tratamento de Esgoto é uma instalação responsável por tratar o esgoto doméstico produzido na cidade, limpando a água das impurezas e microrganismos nocivos à saúde e ao meio ambiente, para que ao final a água tratada seja devolvida limpa aos rios e mares, além da possibilidade de ser reutilizada ...
Qual é a importância da estação de tratamento de esgoto? A ETE é responsável por receber o esgoto coletado no município e dar o tratamento adequado, sendo a última etapa do sistema de esgotamento sanitário. De forma geral, um município que trata seu esgoto garante maior qualidade de vida para sua população.
O esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido para o meio ambiente. Após a remoção de todos os poluentes através de processos químicos, físicos e biológicos, o esgoto tratado pode finalmente ser reutilizado para fins industriais ou agrícolas, não sendo ainda potável.
Decantação O lodo formado vai para o fundo do tanque, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. Essa matéria acaba se tornando um subproduto do chamado biosólido, que pode ser usado na agricultura.
Quinta etapa: Aeração O líquido filtrado na quarta etapa é transferido para um novo tanque, onde há bactérias que realizam a decomposição do material orgânico (resto de fezes) que ainda permanece no esgoto. Para acelerar o trabalho das bactérias, uma generosa quantidade de ar é adicionada ao líquido.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.