Segredo de Sammu-Ramat é revelado: Labash-Marduk é filho de Rebeca e Hurzabum - RecordTV - R7 O Rico e Lázaro.
Labash-Marduk fica em perigo Nebuzaradã vai obrigá-lo a matar uma serva que foi condenada à morte no palácio. Sem maldade no coração, o garoto se recusa e sai correndo. ... No entanto, quando o rei golpista tenta matar a esposa, acaba morto por ela com um veneno mortal.
Labash Marduk - significado desconhecido mas Marduk é o nome de um deus; ... Eliaquim - Deus nas alturas; Uriel - Deus é minha luz.
Shamiran (Gabriela Moreyra) é a mulher de Evil-Merodaque (Kayky Brito), considerado por ela frágil, na novela 'O Rico e Lázaro' - Purepeople.
Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder. Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra).
A religião babilônica foi naquela época e mais tarde, praticamente, um politeísmo, caracterizado pelo culto de demônios e deus-animais. Reconhece-se sem a menor dúvida o politeísmo animista no culto popular dos três grandes deuses do período áureo da Babilônia.
Enlil fazia parte dos Anunáqui (an.un.na.ki – "Aqueles que do céu à terra vieram"). Ele era filho do deus Am (céu) e da deusa Qui (terra). A terra estava sob o comando de Enqui, que teria sido o primeiro da família dos Anunáqui a chegar a este lugar.
Os sumérios eram adeptos de uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noção esta bastante presente na posterior mitologia grega.
Além disso, com o desenvolvimento da escrita cuneiforme (sistema de cunhagem de caracteres simbólicos em placas de argila), os sumérios conseguiram controlar e registrar de forma melhor o fluxo de excedentes que era produzido nas cidades.
Os acádios, povo de origem semita, eram considerados como uma tribo de nômades que circulava pela região do centro da antiga Mesopotâmia até chegarem ao território dominado pelos sumérios indígenas, entre 2550 a.C. e 2300 a.C., onde invadiram terras, provocaram uma guerra, conseguiram o comando e se firmaram líderes.