Jan Amos Comenius
A filosofia contribuiu com o desenvolvimento do método científico da ciência moderna. ... Em oposição às teses positivistas, apareceu o filósofo da ciência Karl Popper (1902 – 1994) com a obra A Lógica da Pesquisa Científica (1934), propondo um critério de demarcação entre ciência e não-ciência.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Desde 1993, a Filosofia é uma disciplina recomendada nos cursos de Administração em todo o Brasil. ... A filosofia é um dos braços da administração, e, também, o que mais contribui para o aprendizado dos métodos e conceitos utilizados para atingir as metas e objetivos da organização.
Locke e Rousseau tiveram sua parcela de contribuição para Psicologia, a qual viria a se separar da Filosofia a partir do século XIX, com os experimentos de Wundt. Segundo Bock et al (1993, p. ... A partir daí, a Psicologia deixa de ser um ramo da Filosofia e passa a ser considerada uma ciência. (BOCK et al, 1993).
Olá! A psicologia compreende uma área do conhecimento responsável por estudar o comportamento humano. Todavia, possuem suas bases da Filosofia, a partir do conhecimento das faculdades mentais do ser humano pelos primeiros filósofos, ainda no campo das ideias.
A principal contribuição de Aristóteles para para a filosofia foi o desenvolvimento do conhecimento humano. Tudo isso ocorreu por meio da inserção da razão no meio da sociedade, o que fez com que as coisas fossem provadas de maneira lógica e racional.
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. ... Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Na época, os primeiros psicólogos tiveram a árdua tarefa de romper com os preceitos metafísicos da filosofia e tentar estabelecer a psicologia como uma ciência natural. ... Logo depois aparece as teorias da personalidade e das teorias de psicoterapia, o que pode nos lembrar, em muitos casos, de uma doutrina metafísica.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
Psicologia começou como resultado da curiosidade dos cosmólogos para entender sobre as experiências místicas e atividades de pessoas e eventos. Estes incluem as suas experiências na vida, sonhos, vida materialista, os impulsos que têm e peculiaridades no comportamento das pessoas em diferentes situações.
Mas, voltando para o objetivo principal, a disciplina de história da psicologia busca desenvolver o entendimento do aluno quanto a concepção, criação enquanto ciência objetiva e desenvolvimento da área de estudo em questão (psicologia).