os trigos moles são mais usados para a indústria da moagem e panificação (em bolachas, tostas, cereais de pequeno almoço ou produtos de pastelaria); os trigos duros são usados essencialmente para a produção de sêmolas (por ex: para couscous ou boulgour) e massas alimentícias.
A extraída da parte central do endosperma é a farinha especial. Ela apresenta tonalidade mais clara e granulometria mais fina. Os pães feitos com essa parte do grão de trigo ficam mais macios, com miolo mais claro e casca mais lisa. A farinha comum também é obtida do endosperma, porém na região mais próxima da casca.
A farinha forte é rica em proteínas, de ótima qualidade e produz massas consistentes. As farinhas fracas possuem proteínas de qualidade inferior, em menor quantidade e produzem massas pegajosas.
Farinha Fraca (até 170W) - Indicada para bolos e massa podre. Uma maneira de melhorar o desempenho da farinha é adicionar um aditivo. Nas Casas Pedro você pode comprar o "melhorador de massa". Este aditivo é usado em pequenas quantidades, 1% é suficiente e sua função é ajudar na formação do glúten.
A nutricionista Beatriz Botequio explica a diferença: “O farelo é obtido da parte externa do grão, a casca. Já as farinhas vêm da parte interna (quando refinada) ou, no caso das integrais, das partes interna e externa”.
Para uma farinha ser considerada forte, ela precisa possuir de 10,5% a 12% de proteína. E, para compensar as perdas nutricionais ocasionadas pela retirada do gérmen dos grãos do trigo, essa farinha pode ser enriquecida com tiamina, riboflavina, niacina e ferro, sendo chamada, por isso, de farinha forte especial.
Portanto, você deve usar ~ 97% de farinha e ~ 3% de glúten vital para aumentar o nível de proteína de 12,7% para 14,2%.
É só seguir o passo a passo da bolinha de glúten. Use 100 g de farinha de trigo para fazer a bolinha. Divida por três o peso da bolinha obtida já sem excesso de água; o resultado será o percentual de glúten da sua farinha. Essa proporção, claro, pode variar conforme a farinha.
farinha de trigo
Farinha de arroz As farinhas de arroz são as que mais se assemelham às de trigo e, apesar da textura mais seca, conseguem manter uma boa estrutura e maciez nas massas de pães e tortas. Não contém glúten e é uma boa fonte de gorduras saudáveis que garantem o bom funcionamento do nosso organismo.
Farinha de trigo vencida
Caputo é uma marca de farinha de Nápoles, bastante reconhecida em todo o mundo por fazer o que é considerada a melhor farinha para pizzas que existe. A quantidade de proteínas de sua farinha é de cerca de 12.
A farinha 00 é perfeita para fabricação de pães e pizzas, pois possui muita umidade e glúten, o que deixa a massa mais elástica e macia. Por outro lado, não é boa para bolos, biscoitos e itens de confeitaria — a tendência é que o glúten deixe esse tipo de massa muito pesada.
Farinha 00, ou doppio zero, é a denominação utilizada na Itália para a farinha mais refinada e pura (livre de partículas de farelo e de germe de trigo). ... A classificação vai de 00 a integral, onde “00” é uma farinha de cor muito branca e “integral” é bege escura.
fermento biológico
O fermento biológico seco FERMAIS rende 3 vezes mais, ou seja, para uma mesma produção você usa 3 vezes mais fermento fresco que seco. Pelo simples fato de que no fermento biológico SECO 95% ser fermento, enquanto no fermento fresco somente 30% do produto é fermento mesmo.
Fermento natural
O fermento biológico seco é mais potente, por isso a conversão é sempre de 1 para 3. Se a receita pede 10g de fermento biológico seco, se você quiser usar o fresco, vai usar 30g. É só multiplicar por 3. Lembrando que tanto o fresco quanto o seco podem e devem ser usados em pães.
Tipos de fermentos
1 tablete de fermento biológico fresco, 15g equivale a ½ sachê, 5g ou ½ colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo. 2 tabletes de fermento biológico fresco, 30g equivalem a 1 sachê, 10g ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo.
Por ser seco, não precisa ficar na geladeira e dura até 6 meses. Deve ser misturado com a mesma quantidade de açúcar e com água morna ou leite. Reserve por 10 ou 15 minutos antes de usar. Fermento biológico seco instantâneo é um pó formado de pequenos bastões que costuma ser vendido em sachês de 10g.