Gregor Johann Mendel
A GENÉTICA moderna, entretanto, começou com o trabalho de Gregor Mendel, no início do século XIX. O cientista estudou a transmissão de características em ervilhas, e provou que há padrões de hereditariedade, os quais obedecem a regras estatísticas simples.
A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.
A hemofilia é uma doença hereditária, isto significa que é transmitida através dos genes de pais para filhos. No entanto, cerca de 30% dos casos ocorrem sem história familiar prévia. Isto pode acontecer devido a uma alteração genética que pode ocorrer no momento da concepção.
as características hereditárias são transmitidas durante um processo de meiose, onde os cromossomos contém os genes, são gerados aleatoriamente para construir um óvulo e o espermatozóide.
Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se encontram na condição heterozigota.
Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
Tem mais depois da publicidade ;) Os gametas humanos são os espermatozoides e os óvulos. Os espermatozoides são as células reprodutivas masculinas e são formados nos túbulos seminíferos, uma região dos testículos. ... Essas células são produzidas no ovário feminino, no interior dos folículos ovarianos.
O gameta feminino é maior que o masculino porque durante todo o seu processo evolutivo o mesmo recebe diversas proteínas. Isso porque as proteínas são necessárias para caso o óvulo seja fecundado, pois estará se preparando para criar uma vida que precisará de diversos nutrientes para se desenvolver saudável.
porque na fecundação eles se unem, e, somando cada metade, forma o número de gametas da espécie, no caso do humano, 46. se cada gameta já possuísse 46, eles juntos formariam uma pessoa com 92, o que seria incompatível com a espécie. ... dessa forma, as células finais, os gametas, ficam com 23 cromossomos cada.
Cada gameta é geneticamente único, já que os cromossomos são misturados e distribuídos de uma nova forma toda vez que um gameta é formado. Esse processo se chama meiose. Esses gametas contêm uma cópia exclusiva de metade dos genes da fonte.