Quais as principais doenças do sistema digestivo?
As principais doenças que “frequentam” os consultórios, relacionadas ao sistema digestivo são o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável.
Quais os sintomas mais frequentes?
Queixas relacionadas com o trato gastrointestinal superior
As causas mais comuns nas doenças gastrointestinais são: má alimentação, estresse, sedentarismo, obesidade, alcoolismo, tabagismo, inclusive uso de anti-inflamatórios, assim como em outros tipos de patologias.
Dor abdominal ou desconforto, hábito intestinal alterado com constipação ou diarreia e inchaço são sintomas comuns na população geral, sintomas que individualmente não têm sensibilidade e especificidade para o diagnóstico.
Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados. O ideal é repartir a comida em 3 ou 4 refeições pequenas e oferecer ao longo do dia para não forçar uma grande quantidade no estômago.
Dar abóbora ao patudo, em forma de puré, entre as refeições. Este alimento é abundante em água e fibras. Adicionalmente, o trigo e aveia também são ricos em fibra, e podem ser acrescentados com moderação às rações do animal.
Também melhoram o trânsito intestinal e regulam parâmetros como triglicérides e glicemia no sangue. Tanto os probióticos quanto os prebióticos são indicados em qualquer fase da vida do seu cachorro.
Probióticos são bactérias boas para o intestino. Quando tomamos aquele leite fermentado com Lactobacilos, estamos tomando um probiótico, são bactérias que vão ajudar na nossa digestão, produzir vitaminas, etc. Um animal com diarreia acaba perdendo muitas bactérias boas e o equilíbrio deve ser reestabelecido.
“Se consumido diariamente, o leite fermentado pode auxiliar na recomposição e manutenção da microbiota, contribuindo para uma boa digestão, melhor aproveitamento de nutrientes e funcionamento do intestino”, destaca Mirna Barreto Cerqueira, nutricionista graduada pela USP.
Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.
Segundo a nutricionista, a dose recomendada para adultos é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produtos, durante, pelo menos, cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício à saúde: "Embora a dose preconizada seja esta, os efeitos terapêuticos apresentam doses variáveis de 106 ...
Indicação de uso: tomar uma dose até 2x ao dia.