EQST

Quem O Pai Da Educaço Especial?

Quem é o pai da educação especial?

No século XIX na França, Jean Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial, sendo assim considerado o pai da Educação Especial.

Porque o francês Jean itard é considerado o pai da educação especial?

Ele ficou conhecido por ter elaborado o primeiro programa sistemático de Educação Especial, e por ter tido a experiência na recuperação e na tentativa de educabilidade do menino Vitor de Aveyron, “o menino selvagem”.

Quais são os princípios da educação especial no Brasil?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Como funciona a educação especial?

A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.

Qual a posição da Constituição Federal em relação à educação especial?

A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente, na rede regular de ensino ( inciso III do art. ... como forma de assegurar o mais plenamente possível o direito de integração na sociedade.

O que diz a LDB sobre a educação especial?

A educação especial abrange, também, crianças e adoloscentes com altas habilidades ou superdotação. Art. ... Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Qual a lei que ampara a educação especial?

Lei nº 9.

O que diz a Bncc sobre a educação especial?

A BNCC está aí para reforçar o direito da educação especial em igualdade de aprendizado com demais modalidades de ensino. Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais torna ainda mais pleno esse direito. Com inclusão, cooperação, empatia e muito respeito.

Qual a contribuição da BNCC para a educação?

A BNCC estabelece os conteúdos essenciais e as competências que os estudantes deverão desenvolver ao longo de toda a educação básica. ... Como seu objetivo é garantir uma aprendizagem comum a todos os estudantes, ela abre possibilidades de construção de uma educação cada vez ainda mais inclusiva também na rede privada.

Qual o principal elemento do trabalho da alfabetização?

Tais materiais e ações que remetem à escrita (escrever uma lista de compras, procurar um número na lista telefônica, receber uma carta, deixar um recado escrito para alguém são informações a que tem acesso a criança que cresce em um ambiente alfabetizado e que remetem diretamente a um dos principais elementos do ...

Quais as características da alfabetização?

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

O que é o processo de alfabetização?

A alfabetização se refere especificamente à aprendizagem e domínio do código alfabético. É o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. ... O letramento, por sua vez, designa a capacidade e competência que o sujeito adquire a partir de uma função social da leitura e da escrita.

Qual a importância do processo de alfabetização?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

O que falar para os pais sobre o processo de alfabetização?

Dicas de como apoiar a alfabetização em casa

  1. Leia para seus filhos desde cedo. ...
  2. Não precisa ser especialista em educação. ...
  3. Converse com seus filhos. ...
  4. Peça para seu filho te contar uma história. ...
  5. Estimule a consciência fonêmica. ...
  6. Ensine os nomes das letras e seus sons. ...
  7. Ouça o seu filho ler. ...
  8. Incentive a escrita.

Como um ambiente alfabetizador contribui para o processo de alfabetização?

O ambiente alfabetizador pode ser um facilitador para o aluno no processo de descoberta do mundo da leitura e da escrita. Ana Teberosky (3) afirma que o ambiente alfabetizador: [...] é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos – digitais ou em papel – um mundo de escritos que circulam socialmente.