12 horas
No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.
Nascer e pôr do Sol, duração do dia em Roma, Itália
Nascer e pôr do Sol, duração do dia em Londres, Reino Unido
Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste. O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil.
Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.
O horário de Manaus é diferente do horário de São Paulo porque o fuso horário que passa pela cidade de Manaus não é o mesmo que passa por São Paulo. ... O fuso que passa por Manaus possui quatro horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich, enquanto o fuso que passa por São Paulo possui três horas a menos.
É o horário oficial de Brasília. ... No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, em relação ao horário de Brasília, nos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas(que não adotam esse horário especial) e permanece igual no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estados que adotam o horário de verão).
Devido ao grau de latitude que esse se encontra. A cada 15 graus de latitude o fuso muda uma hora para mais ou para menos e entre Mato Grosso e Brasília existe essa mudança dos 15 graus, fazendo com que Mato grosso esteja uma hora a menos do que Brasília.
Tempo, hora atual, hora local, fuso horário, mudança de fuso horário e horário de verão....Horário padrão do Pacífico • PST.
Todas as pessoas do planeta querem que o sol esteja no ponto mais alto do céu (cruzando o meridiano) ao meio-dia. Isso seria impossível caso só existisse um fuso horário, porque a Terra gira 15 graus a cada hora.
Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.
A relação entre a criação dos fusos horários e o desenvolvimento dos meios de transporte podem ser várias. Dentre elas, acredito que a maior seja a globalização. ... Um horário estabelecido pode ser facilmente convertido para o fuso horário de um local específico.
Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos.
A Linha Internacional de Data (LID) ou linha internacional de mudança de data é um traço imaginário na superfície situado no lado aposto ao meridiano de Greenwich – no meridiano 180º – e que determina a mudança de data. ... Essa linha segue a rota do Sol, nascendo a Leste (ganha um dia) e pondo-se a Oeste (perde um dia).
Só em 1884 é que houve uma convenção internacional, com representantes de vários países, na qual ficou estabelecida que a Linha Internacional de Data seria definida do antimeridiano de Greenwich, ou seja, no meridiano 180º que fica no lado exatamente oposto ao do meridiano 0º.
Bom, a Linha internacional de mudança de data serve para modificar a data ou o dia em que se está posicionado, tendo o sol percorrido os 24 fusos horários, que conferem um dia.
Como dito anteriormente, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do globo que divide a terra em dois hemisférios (norte e sul). O Meridiano de Greenwich (marco zero) é considerado o meridiano mais importante. Ele divide o globo em dois hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
Oceano Atlântico