Nanã é cultuada no candomblé Jeje como vodum e, no Candomblé Queto como um orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Obaluaiê, Iroco, Oçânhim, Oxumarê e Ieuá. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã.
Os filhos de Nanã costumam sofrer de cansaço nos pés e pernas e de problemas estomacais/intestinais. Apesar de serem pessoas aparentemente calma, a sua cabeça não para de pensar, está sempre cercado de suas preocupações e das preocupações dos outros (uma consequência da forte responsabilidade que têm).
Ervas do Orixá Nanã: Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Peça á mãe Nanã sabedoria, paciência e amor misericordioso que só uma mãe sabe dar. Saudação: Saluba Nanã,salubaê.
Significado de Salubá substantivo masculino [Regionalismo: Bahia] Folcl Saudação própria de Nanã. Etimologia (origem da palavra salubá). Ioruba.
Sonhar com Nanã é o mesmo que ter uma revelação básica de sua capacidade de gerenciar os conflitos da vida. A riqueza e a pobreza, a sorte e o azar, a saúde e a doença, a vida e a morte. Ao sonhar que conversa com o orixá Nanã significa que você está sendo projetado para uma grande missão que envolve sua vida diária.
As flores de Oxum são os lírios e as rosas amarelas.
Flor de Ogum - Alê de Maria.
Ogum – Cravos vermelhos, Palmas vermelhas e Palmas branca, Crista-de-galo, Açucena rajada. Nanã – Verbena, Flores do campo, Dálias, Manacá, Crisântemos.
Flores dos Orixás
As flores do Orixá do Orixá Exú, Eleguá, Bara, Elegbará: - Flor de manacá, flor de mamão, flor de dormideira, flor do campo e corta serra. As flores do Orixá Oxum, Osun, Oxun: - Amor do campo, rosas amarelas e palmas cor-de-rosa.
Mas os Pretos Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás. Velas: Branca; branca e preta; roxo, lilás, violeta. Flores: Crisântemo branco, rosa branca, margarida, azaléia branca.
Uma dica é: compre flores brancas e com muitas pétalas, como as rosas. Você pode inclusive despetalá-la e oferecer as pétalas, que flutuarão por mais tempo. Para decorar a casa, opte por flores em branco, amarelo e azul.
Elas limpam os ambientes e abrem os caminhos. As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns. ... Quando vamos servir a oferenda aos orixás, deve- se oferecer uma fruta para cada orixá, uma diferente da outra, evitando o cruzamento de linhas.
Seu nome era Yuin Kax, "o senhor dos bosques", deus da prosperidade e da abundância. Já os índios do leste da América do Norte, acreditavam que o espírito do milho tinha se originado do sangue de uma mulher. Daí o vínculo do alimento com o carnal e a paixão.
Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura.
O milho amarelo contém a benção da luz." Como se pode ver, a origem do milho tem uma interligação cósmica, convertendo a agricultura em sinônimo de sociedade desenvolvida, além de significar fartura e prosperidade.
Abadô é um nome comum a dois tipos de comidas rituais votivas, feitas de farinha de milho, ou amendoim, previamente torrados, passado no moinho, misturado com farinha de mandioca, sal e açúcar, também chamado de fubá de milho ou fubá de amendoim pelo povo de santo.
A farinha de milho está ligada a energia etérica, ao ar, ao sol, a lua, ao vento, é usada para alcançar objetivos e energias ligadas ao Espiritual, fortalecimento, axé!
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.