Arábia Saudita
Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Irã e México são responsáveis por aproximadamente 40% da produção de petróleo. Também estão na lista dos grandes produtores a China, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Kuwait, Brasil, Noruega, Nigéria, Iraque, Líbia, Equador, Cazaquistão e Argélia.
Tem sede em Viena, na Áustria, e goza atualmente da participação de 12 estados-membros: Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Iraque, Kuwait, Qatar, Equador e Venezuela.
Resposta. Resposta: A Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo do mundo, seguida de perto pela Rússia. Já os Estados Unidos são os maiores consumidores.
A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4 milhões de consumidores no último ano, seguido por Brasil (2,8 milhões), os demais países sul-americanos (2,4 milhões), Reino Unido (1,1 milhões), Espanha (0,8 milhões) e Canadá (0,5 milhões), segundo dados citados no estudo.
Resposta: ATIVIDADE4=Qual são os países que mais consomem petróleo no mundo? explique ? Dentre o mais consomem são EUA, Russia e China, isso devido grande demanda pelo produto e pelo grande numero de consumidor.
O Brasil, não esta entre os grandes consumidores, pelo fato de apostar em fontes alternativas, tais como o etanol, biodiesel,energia hidrelétrica e eólica e solar,isto e , o consumo energético torna-sefragmentado.
Resposta. Resposta: Porque, o Brasil não refina grande quantia, e também porque exporta mais do que consome.
Petrobras (Petróleo Brasil S/A)
Petrobras
Resposta. A produção de petróleo no Brasil é marcada pelo aumento acelerado do desempenho nos últimos anos. Há cerca de 20 anos o petróleo brasileiro era, em sua maioria, oriundo de importações. Atualmente, o país já detém a autossuficiência do produto, ou seja, já produz o suficiente para atender ao mercado interno.
Pode parecer contraditório, mas há explicações: se o Brasil é considerado autossuficiente em petróleo, por que ainda precisa importar o recurso? A resposta, dizem especialistas, está nas refinarias brasileiras. Primeiro, porque não têm a capacidade de refinar o petróleo brasileiro sozinhas.
Uma das principais razões é a não valorização das nossas refinarias. De acordo com especialistas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), elas são subutilizadas. Em 2018, por exemplo, a capacidade ociosa foi de 25%.
Quem compra Gasolina do Brasil?
Petrobras
Entenda o ciclo do Refino Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. ... Esse transporte por meio de oleodutos ou de superpetroleiros (grandes navios) é realizado para levar o petróleo até as refinarias.
O encadeamento das várias unidades de processo dentro de uma refinaria é o que denominamos de esquema de refino. Os esquemas de refino variam de uma refinaria para outra, não só pelos pontos acima expostos, como também pelo fato do mercado de uma dada região modificar-se com o tempo.
O craqueamento térmico é realizado com temperatura e pressão elevadas que rompem as moléculas mais pesadas. Por exemplo, no craqueamento do querosene, do óleo diesel e do óleo lubrificante em gasolina, são utilizadas temperaturas que vão de 450 a 700ºC.
destilação fracionada
Resposta. A - É possível obter a gasolina a uma temperatura de ebulição a 70°. ... Para separar uma fração da outra, se separa pela diferença de temperatura de ebulição, e nos hidrocarbonetos quanto maior a cadeia carbônica maior é a temperatura de ebulição.
Resposta: O óleo lubrificante possui maior ponto de ebulição em comparação ao óleo diesel, mas é mais volátil que o betume.
538°C