O Referencial foi organizado em três volumes, sendo que o primeiro livro, denominado de Introdução, apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil. ... Na parte “Algumas considerações sobre creches e pré-escolas”, é apresentado um breve histórico sobre as creches e pré-escolas.
Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
O RCNEI é um documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil no trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país, não sendo, entretanto, de uso obrigatório.
PRINCÍPIO DA QUALIDADE DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. “A estes princípios cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições. ” Pág. 14.
Cuidar é administrar a educação recebida, educar trata-se de gerar conhecimento e valores. Os aspectos fundamentais da educação infantil são a interdisciplinaridade e educação interativa.
Cuidar é assistencialismo, ou seja, a babá, a vizinha, cuida da criança enquanto os pais estão trabalhando. Educar vai muito além de simplesmente cuidar. Podemos definir assim: até pouco tempo a finalidade de ser das creches era apenas cuidar das crianças.