Pedro Bala Era o chefe dos Capitães da Areia, ágil, esperto, respeitador e sabia respeitar a todos. Saiu do grupo para comandar e organizar os Índios Maloqueiros em Aracaju, desejando com líder do grupo Barandão.
Jorge Leal Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, no sul do Estado da Bahia.
da Folha Online Veja a bibliografia do escritor baiano Jorge Amado, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, em Salvador (BA), de parada cardiorrespiratória. Ele tem 45 livros publicados.
Jorge Amado e suas características literárias
São características da obra de Erico Verissimo, exceto: ... c) A obra de Veríssimo vive uma fase urbana, em que o cotidiano da cidade é o pano de fundo para diversas discussões. Em outro período, o histórico ganha espaço, como se percebe em “O Tempo e o Vento”.
Temas das obras de Jorge Amado
(FATEC) Pode-se afirmar que Jorge Amado, cujos oitenta anos foram largamente comemorados, apresenta duas vertentes na sua produção literária. Seus primeiros romances distinguem-se pela denúncia social, com matizes políticos e depoimentos líricos a respeito dos desvalidos da vida.
Sobre Capitães da areia, de Jorge Amado, é correto afirmar que o romance: * a) Mostra como a faixa litorânea do Nordeste, convertida em monopólio de classe, torna-se fator problemático do retardamento das relações de trabalho salariais e de prolongamento e sobrevivência de arcaísmos sociais e culturais.
Itabuna, Bahia, Brasil
6 de agosto de 2001
Salvador, Bahia, Brasil
88 anos (1912–2001)
O romancista baiano Antônio Torres, eleito no dia 7 de novembro do ano passado, tomou posse na Cadeira 23 – que tem como fundador Machado de Assis, primeiro Presidente da Academia, e, como patrono, José de Alencar –, em solenidade no Petit Trianon, no dia 9 de abril.
O presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Tarcísio Padilha, disse que todos os imortais estão de luto em razão da morte do escritor Jorge Amado, que ocupava a cadeira nº 23 da instituição. Ser um imortal da ABL é um dos títulos mais importantes para a literatura brasileira.
Carybé, o argentino que ilustrou Jorge Amado, Gabriel García Márquez e Mário de Andrade - UOL Entretenimento.
Paloma Amado Costa
candomblé
O país do Carnaval
1935
Faculdade Nacional de Direito - FND/UFRJ1931–1935
Bahia
10 de agosto de 1912