COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO:
1. Bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento no preparo de massas. Na hora de preparar bolos, pães e cookies, o bicarbonato de sódio também pode ser muito útil, pois atua como fermento, auxiliando no crescimento da massa. Além disso, ele também ajuda a deixá-la mais macia.
O bicarbonato em geral não faz mal, mas o seu exagero pode trazer complicações - em especial nos casos em que você quiser ingerir o bicarbonato. Conheça alguns casos em que é importante estar atenção à quantidade usada para não correr o risco do bicarbonato te fazer mal.
A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.
Especialistas ouvidos pelo The Sun garantem que isso acontece porque quando os carboidratos não podem ser absorvidos, eles são fermentados pelas bactérias intestinais, provocando desconforto. O frutano está presente em produtos como pão, macarrão, cebola, alho, cevada, pistache e brócolis.
Quando há intolerância, após a ingestão de alimentos com trigo, cevada ou centeio é comum surgirem sintomas como excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre. Além do mal estar abdominal, as células do intestino também ficam danificadas, causando má absorção de vitaminas e minerais.
“A maior parte da comida que você ingere é absorvida no intestino delgado. Os restos se movem para o intestino grosso. É lá que as bactérias se alimentam e fermentam, liberando gases que podem sair do corpo como vento ou acumular e levar ao inchaço.”
Isso porque, muitas vezes, o glúten não consegue ser bem digerido pelo organismo, o que acarreta em gases, inchaço abdominal e desconforto. Também é importante destacar que, para evitar ou amenizar a formação de gases, uma dica importante é mastigar bem e comer com calma.
O consumo exagerado de carboidratos faz mal, pois estimula o hormônio insulina, que também é responsável pelo controle de água e sódio pelos rins. Por isso, a ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos acaba levando a um inchaço crônico do corpo.
Novo estudo aponta que outras proteínas do trigo também podem disparar a sensibilidade a certos alimentos. Pão, macarrão e até a cerveja já foram excluídos do cardápio de muitas pessoas por causarem sintomas como dores de cabeça, no abdômen, nas articulações e manchas na pele. O suspeito de causar tudo isso? O glúten.
Os sintomas de intolerância ao trigo são os mesmos que surgem na intolerância ao glúten, que podem ser:
A barriga inchada também pode ser sinal de gastrite, intestino irritável ou indigestão. Nesses casos, quando o inchaço é acompanhado de dor muito frequente ou que não alivia completamente, é importante consultar um gastroenterologista para fazer exames e iniciar o tratamento.
Gastrite ou úlcera gástrica A inflamação do revestimento do estômago, conhecido como gastrite, ou a presença de uma úlcera podem provocar um intensa dor na barriga, especialmente após comer ou quando se ingere alimentos muito picantes ou gordurosos.