Portanto, a respiração celular aeróbica tem como objetivo principal produzir energia a partir da decomposição de glicídios, gorduras e aminoácidos, utilizando para tal, o oxigênio. Pelo processo aeróbio o piruvato entra na mitocôndria e é transformado em Acetil-CoA (Figura 6).
Os aminoácidos podem sofrer degradação oxidativa com liberação de grupos amino, basicamente em três situações: durante o turnover proteico com uma parte dos aminoácidos liberados na quebra das proteínas não sendo utilizados; em dietas ricas em proteína onde os aminoácidos são ingeridos em excesso o excedente não pode ...
A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.
Aumenta o metabolismo Aumentar o seu metabolismo em repouso ajuda o corpo a queimar mais calorias ao longo do dia, mesmo enquanto descansa. O jejum também aumenta os níveis de adrenalina e noradrenalina, hormônios que ajudam o corpo a liberar mais energia armazenada (a gordura corporal) durante um jejum.
Mas mesmo que você tenha entendido isso, pode estar se perguntando se ficar períodos muito mais longos do que 3 horas sem comer (como jejuar por 16, 24, 48 horas ou mais) prejudicaria sua massa magra. Mas você pode ficar tranquilo: durante a janela de jejum você não vai quebrar músculos como forma de energia.
Com resultados expressivos, o jejum intermitente emagrece e tem chamado atenção, mas não são todos que podem fazer esse tipo de dieta. Grupos como adolescentes, crianças, idosos, diabéticos que utilizam remédios hipoglicemiantes e gestantes devem evitar o método de emagrecimento.