“Xistose”, “barriga d'água” e “doença dos caramujos”. O agente etiológico da esquistossomose é o S. mansoni, um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistossomatidae e gênero Schistosoma.
O hospedeiro intermediário é o Caramujo (Dento desse caramujo, o Miracídio se desenvolve até chegar na fase cercária, onde consegue penetrar na pele das pessoas e causar uma infecção que é a doença que vc perguntou) e o definitivo é o homem (o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes).
A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
4 principais doenças causadas pelo Caramujo
Como a Esquistossomose é transmitida? Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada.
COMO EVITAR A DOENÇA:
O exame que deve ser solicitado para confirmar se o paciente está com Esquistossomose, é o parasitológico de fezes pelo método Kato-Katz. O achado de ovos nas fezes permanece sendo o teste padrão ouro para o diagnóstico da Esquistossomose.
Schistosoma mansoni e Schistosoma japonicum alojam-se normalmente em pequenas veias do intestino. Alguns ovos fluem de lá pela corrente sanguínea até o fígado.
Para a coleta é preciso:
Existem três principais espécies de esquistossomose que são o Schistosoma mansoni, que predomina na África e na América do Sul, Schistosoma japonicum (que ocorre principalmente na Oriente Próximo) e o Schistosoma Haematobium (ocorre na África e Oriente Médio), nesta revisão discutiremos as manifestações clínicas da ...
Existem várias espécies causadoras da esquistossomose, entretanto, no Brasil, essa doença é causada pela espécie Schistosoma mansoni. O homem pode adquirir a esquistossomose através da penetração de larvas na sua pele. Essas larvas recebem o nome de cercarias.
O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.
Vários fármacos podem ser usados no tratamento da ascaridíase, as opções mais comuns são:
Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental são alguns sintomas que podem se apresentar; dependendo do órgão que foi afetado. Entretanto, em muitos casos a verminose se apresenta assintomática.