E o melhor de tudo, para aqueles aptos à realizar exercícios, a hidroginástica não tem contraindicação, crianças, adultos, idosos e gestantes, todos podem se exercitar na piscina com segurança e comodidade.
Resistivos (halteres, tornozeleiras e remos) Materiais com densidade igual a da água, com grandes superfícies de contato e de resistência com a água.
Exercício de baixo impacto – aula de hidroginástica como funciona. Exercícios na terra colocam todo o peso do corpo em nossas articulações e isso leva a um maior nível de impacto. A flutuação da água, por outro lado, ajuda a absorver a pressão do nosso peso corporal – e o impacto diminui.
Uma modalidade física onde a ausência da gravidade diminui o risco de contusão, proporcionando bem-estar ao praticante que não sentirá o suor em seu corpo por conta da água o hidratando constantemente. A Hidroginástica é a principal modalidade para terceira idade e pessoas em recuperação motora.
A hidroginástica melhora a força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Comparada a exercícios terrestres, reduz o impacto sobre articulações e apresenta menor risco de lesões.
“Quando realizada em uma intensidade de leve à moderada, pode ter um gasto calórico aproximado de 700 a 800 calorias em uma hora. Já a aula de hidroginástica trabalha o corpo de forma mais localizada, com exercícios de fortalecimento muscular. Nessa atividade, você pode gastar, em média, 500 calorias em uma hora”.
Segundo as orientações do CONFEF, só quem pode ministrar as aulas de hidroginástica é o educador físico, e segundo o COFITO só quem pode dar aula de hidroterapia é o fisioterapeuta, devendo ambos os profissionais respeitar estas orientações, já que têm objetivos e métodos tão diferentes uma da outra.
A legislação, neste caso a Lei 9.
A hidroterapia, como já diz o nome, é terapia realizada na água, orientada por um fisioterapeuta, e a hidroginástica é uma atividade física realizada na água e orientada por um educador físico. A semelhança entre elas é que ambas são realizadas em uma piscina.
I Piscina de 1,40 m a 1,50 m para o cliente/aluno com a água no máximo na altura do tórax dos participantes. II Aulas de hidroginástica oito (8) clientes/alunos por profissional de Educação Física.
Consulte sempre o projetista que dará a especificação correta para cada tipo de utilização. Uma piscina infantil exige o máximo de 0,60 m. A profundidade nas piscinas residenciais, para adultos, pode variar de acordo com a utilização. A metragem mais indicada, nesse caso, varia de 1,40 m a 1,50 m.
Cuidados e equipamentos: além da boia, é importante a utilização de roupa específica, pois ela proporciona uma maior flutuação e provavelmente deixará o nado mais rápido. É importante estar bem hidratado, usar protetor solar e respeitar o mar e seus limites como nadador.
Características: 50m de comprimento por 25m de largura; 3,05 metros de profundidade; 10 raias com 2,5m de largura cada (duas ficarão livres para facilitar a dispersão das água);
O ideal é ter entre 1,30 m e 1,40 m de profundidade na parte mais funda da piscina, pois isso é o suficiente para permitir a prática da natação. Já a parte mais rasa, indicada para as crianças e relaxamento dos adultos pode ter entre 0,40 e 0,50 metros.
Piscina Curta (25m)