De modo que o apóstolo João aprendeu de Cristo e afirma que aquele que não ama o próximo a quem vê, não ama de fato a Deus a quem não vê. E se pensar que está amando a Deus, na verdade está se iludindo.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. ... Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim.
Aquele que abandona a sua família, abandona ao principal ensinamento de Deus. A família consangüínea é a lavoura de luz da alma, dentro da qual triunfam somente aqueles que se revestem de paciência, renúncia e boa vontade.
Alguns conselhos para evitar ser pais exigentes:
Alguns pontos que ajudam você a minimizar possíveis más posturas são:
Estabeleça limites aos pais e comece a ganhar a independência dentro de casa. Inicie fazendo coisas simples, que ainda permanecem na responsabilidade deles. Você pode lavar sua própria roupa, ajudar nas tarefas de casa, contribuir com as despesas financeiras, dentre outras atividades que não está acostumado a fazer.
Prepare-se para apresentar seus argumentos.
Defenda-se e peça para o seu pai parar. Defenda-se e diga para ele parar de pegar no seu pé. Seja firme, sem ser agressivo. Não aumente o tom da voz, mas diga bem sério: “Pare de falar comigo assim”. Depois de pedir para ele parar, saia do local.