O discente deverá acessar o link http://sisbp.mec.gov.br, solicitar acesso ao Programa e preencher o cadastro e o questionário.
Como se inscrever na Bolsa Permanência? Para se tornar um bolsista, o estudante deve procurar o titular da Instituição Federal de Ensino Superior que ficou responsável por assinar o termo de adesão. É através desse profissional que o processo irá se desenrolar.
Para a concessão da Bolsa Permanência, o aluno deverá atender aos seguintes critérios concomitantemente:
Como conseguir uma Bolsa Permanência
A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, matriculados em cursos presenciais ofertados ...
Como solicitar o Bolsa Permanência do Prouni? O primeiro passo para quem deseja receber o auxílio é abrir uma conta corrente em seu nome, são aceitas contas da Caixa e do Banco do Brasil. Feito isso, o estudante precisa se apresentar pessoalmente a coordenação responsável pelo Prouni na instituição em que estuda.
Cada estudante receberá o auxílio de R$ 400 por mês, para ser usado nas despesas com alimentação, transporte e material didático.
Os alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) que estudam em regime de turno integral receberão uma bolsa-permanência no valor de R$ 300,00. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, pela Portaria nº 569.
Como consultar a situação da bolsa Prouni
Assim como no caso do rendimento, é preciso que o bolsista tenha uma frequência mínima nas aulas. Por isso, o aluno perderá seu direito à bolsa se faltar em mais de 25% das aulas oferecidas no semestre.
As bolsas do Prouni estarão disponíveis no site do Mec, ícone prouni, devidamente separadas por Instituição; estado; cursos e modalidades de Bolsas integrais ou parciais. O candidato poderá fazer a consulta a partir de 4 de janeiro de 2021, conforme informações do cronograma, divulgado pelo MEC.
Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso o aluno não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, o aluno deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, através do protocolo “ProUni: encerramento”.
Afinal, o Prouni é bem concorrido em alguns cursos. Se você cancelar o benefício antes de ter a certeza de que poderá utilizá-lo novamente, corre o risco de não ter como estudar, a menos que arque com o valor das mensalidades.
Quem já concluiu o curso de graduação por meio do Prouni pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. ... Aqueles que ainda estão cursando o Ensino Superior com uma bolsa do Prouni também podem se inscrever no Sisu mas, se aprovados, precisam escolher um dos dois programas.
É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda. No entanto, isso só vale para quem não tem diploma de nível superior.
Não. O ProUni é um programa que dá oportunidades de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário. Se você já usou o ProUni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.
Alunos que estão em qualquer semestre de um curso superior em instituição particular também podem concorrer às 16.
O processo seletivo do PROUNI é realizado a cada semestre e a inscrição deve ser feita nos meses de janeiro e junho. O MEC-Ministério da Educação estabelece apenas quatro dias de prazo. Portanto não deixe para se inscrever de última hora.
Inscrições Prouni 2021