Apesar de que muitos pensam, quem nasce em Vitória não é capixaba, mas, sim, vitoriense. O termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. Ele se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
A terra com maior população indígena é Yanomami, localizada no Amazonas e em Roraima, com 25,7 mil indígenas, correspondendo a 5% do total de indígenas do país. Em segundo vem Raposa Serra do Sol com 17 mil índios.
Oito povos indígenas – Ingariko, Macuxi, Wapichana, Wai Wai, Yanomami, Patamona, Sapará, Taurepang – divulgaram o resultado da 48ª Assembleia dos Povos Indígenas do Estado de Roraima, realizada em março.
Características: A população é formada por: índios, caboclos, desbravadores portugueses e migrantes de várias regiões do País, com predominância de maranhenses, amazonenses e cearenses, embora conte com as outras regiões também.
Em Roraima, o maior percentual de indígenas está no município de Uiramutã. Na região, ocupada por parte da terra indígena Raposa Serra do Sol, 88,1% da população é indígena. O município de Normandia (56,9%) ocupa a segunda posição no ranking, seguida por Pacaraima (55,4%) e Amajarí (53,8%).
Na Região Norte, o estado de maior concentração indígena é o Amazonas; na região Sudeste, o estado da Bahia; na região Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso do Sul; na região Sudeste, o estado de São Paulo e na região Nordeste, o estado do Rio Grande do Sul.
região Norte
Os estados com as maiores áreas de territórios indígenas