Dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição, chamados de período.
Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333…
Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador. Nesse caso, temos uma dízima simples e a parte inteira diferente de zero. Aqui, a dica é um pouco diferente: para cada algarismo do período ainda se coloca um algarismo 9 no denominador.
A fração geratriz é obtida por meio da dízima periódica, que é toda a divisão em que o resultado é um número decimal. Para tratarmos do assunto referente à fração geratriz, precisamos relembrar os conceitos de: dízima, dízima periódica simples e dízima não periódica.
Método Direto Para Obter a Fração de Uma Dízima Periódica Certamente, se uma dízima periódica possui dois dígitos no período e três dígitos para a parte não periódica, seriam dois noves seguidos de três zeros. Portanto, divide-se por 99000.
Coloque o número na calculadora e quando chegar na dízima enche a sua calculadora deste número até o fim do visor. Por exemplo, 0,333333... você coloca 0,33333..... até o final do visor e depois faça as operações.
Para calcular o MMC (121,2), inicialmente vamos decompor em fatores primos o número e, em seguida, multiplicar esses fatores. O resultado da multiplicação será o MMC. Assim, o MMC (121,2) = 2 ·11 ·11 = 242.
E aí, tudo bem? Quando a questão requerer o menor múltiplo entre uma série de números, utiliza-se MMC (menor múltiplo comum, ou seja, o menor número que é um produto da série de números). O MDC é utilizado quando buscamos o maior divisor comum entre uma série de números (maior número que divide todos os números).
MMC (mínimo múltiplo comum) e MDC (máximo divisor comum) são regras matemáticas ligadas, respectivamente, ao múltiplo comum e ao divisor comum de dois ou mais números. São ferramentas utilizadas para facilitar a resolução de problemas e equações. ... Já o MDC é o maior número que pode dividir vários números ao mesmo tempo.
Máximo divisor comum, representado por MDC, de dois ou mais números inteiros positivos é o maior número que está na lista de divisores de cada um desses números simultaneamente.
O máximo divisor comum (MDC ou M.D.C) corresponde ao maior número divisível entre dois ou mais números inteiros. Lembre-se que os números divisores são aqueles que ocorrem quando o resto da divisão é igual a zero. Por exemplo, o número 12 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6 e 12.