Essas quatro divisões englobam praticamente todas as características importantes do nosso planeta. Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.
Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. ... Ela é composta por gases – com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas.
Hidrosfera: a hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão. Biosfera: a biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.
Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. As três principais camadas que compõem a biosfera são: a) geosfera, criosfera e exosfera.
A Terra é formada por três camadas, a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do núcleo.
Divisão da biosfera Ela pode ser dividida em categorias menores, chamadas biociclos. ... Epinociclo: é a porção terrestre da biosfera. Formado pelos biomas terrestres como as florestas, savanas, campos e desertos, além dos seres vivos que habitam esses ambientes; Talassociclo: é a porção aquática marinha da biosfera.
A Biosfera pode ser estratificada por três regiões: Litosfera: camada superficial sólida da Terra; Hidrosfera: representa o ambiente líquido; Atmosfera: camada gasosa que circula a Terra e que envolve as outras duas regiões.
Quanto à profundidade, o talassociclo é dividido em zona nerítica, zona batial e zona abissal.
São divididas em três zonas: nascente, curso médio (nascente) e curso baixo (foz). Nascente: é uma região intensamente violenta, e por este motivo o número de seres vivos encontrados ali é bem reduzido. Curso médio: nesta região é possível encontrar uma grande variedade de espécies, pois as águas são mais mansas./span>
Resposta. Resposta: Biociclos aquáticos: talassociclo e limnociclo. As comunidades aquáticas estão incluídas em dois biociclos: o talassociclo ou biociclo marinho e o limnociclo ou biociclo de água doce./span>
Fossa das Marianas
A zona fótica, nos ecossistemas, é formada pela parte em que existe incidência luminosa, ao passo que a zona afótica é conhecida por não apresentar nenhum tipo de incidência luminosa, mais presente nas zonas abissais dos ecossistemas marinhos./span>
Zona afótica → representa a região marinha que não recebe qualquer interferência da incidência luminosa. zona fótica é a parte de um ecossistema aquático que recebe luz solar suficiente para que ocorra a fotossíntese./span>
Quanto à penetração de luz, o ambiente marinho possui três regiões distintas: zona eufótica – região mais superficial que recebe maior quantidade de luz solar; zona disfótica – região pouco iluminada; zona afótica – iluminação totalmente ausente.
O ambiente marinho, também denominado de talassociclo, representa o conjunto de ecossistemas de água salgada, abrangendo aproximadamente 70% da superfície do planeta, sendo considerado o maior ambiente da biosfera.
O plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e engloba seres fotossintetizantes e pequenos animais. O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água.