EQST

Quais Foram Os Acontecimentos De 1964?

Quais foram os acontecimentos de 1964? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais foram os acontecimentos de 1964?

13 de abril: Ranieri Mazzilli revoga o decreto da SUPRA, assinado por João Goulart no Comício da Central no Rio de Janeiro. 15 de abril: Humberto de Alencar Castelo Branco toma posse como o 26. Presidente do Brasil, e o primeiro do Regime Militar. 13 de maio: O Brasil rompe as relações diplomáticas com Cuba.

O que aconteceu em 1964 no Brasil?

Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1.º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.

O que aconteceu no mundo no ano de 1964?

Ano Internacional do Monumento, pela ONU.
  • 6 de março - Constantino II se torna Rei da Grécia, após a morte de seu pai Paulo.
  • 1 de abril - João Goulart, presidente do Brasil é derrubado pelos militares, sendo sucedido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli.
Mais itens...

Por que ocorreu a Ditadura Militar no Brasil?

Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.

O que foi o movimento de 31 de março?

Os brasileiros perceberam a emergência e se movimentaram nas ruas, com amplo apoio da imprensa, de lideranças políticas, das igrejas, do segmento empresarial, de diversos setores da sociedade organizada e das Forças Armadas, interrompendo a escalada conflitiva, resultando no chamado movimento de 31 de março de 1964.

Quem foi o ditador do Brasil?

De toda forma, os cinco presidentes do período foram:
  • Humberto Castello Branco (1964-67);
  • Artur Costa e Silva (1967-69);
  • Emílio Médici (1969-74);
  • Ernesto Geisel (1974-79);
  • João Figueiredo (1979-85).