Saudação ao orixá Iemanjá Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Como fazer Os dizeres são: "Iemanjá, dona das águas, traga para mim meu amor… [faça seu pedido, peça seu amor e sua fertilidade]".
Isso pode ser feito na areia, em frente ao mar (neste caso, abra um pequeno buraco na areia para que o vento não apague as velas), ou na sua própria casa. Existem preces para Iemanjá, mas elas não são obrigatórias. Basta que o coração e a mente estejam abertos para a energia que Iemanjá emana.
Sábado é o dia de rezar com fé a Rainha do Mar e fazer seus pedidos para que a poderosa orixá Yemanjá possa lhe abençoar! Você pode acender uma vela azul clara, rosa ou branca a Yemanjá e pedir com fé que suas graças serão atendidas.
08 de dezembro
Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade.
Quando se deseja fazer uma oferenda a Iemanjá nos terreiros, as mais comuns são à base de arroz ou um manjar de coco ou o Debô (comida feita com canjica) enfeitados com rosas brancas, uvas verdes, coco ralado e claras em neve.
De maçã a boneca, saiba quais são os presentes dos devotos a Iemanjá | Bahia | G1. Balaios levam uva, melão, espelho, perfumes, batom, pentes para orixá. Para yalorixá, oferendas ajudam a alcançar "graças e poderes".
O que colocar no barquinho de Yemanjá
Leve para a praia sete rosas brancas, sete moedas do mesmo valor, perfume de alfazema e um champagne. Reze para Iemanjá e para os Orixás que têm força no mar. Conte sete ondas e jogue as flores ao mar. Em seguida, despeje a champagne e ofereça aos orixás.
Iemanjá – Melância, melão,sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, uvas brancas, uva Juliana, pêra. Iansã – maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja.
Neste 2 de outubro, saiba como se conectar mais com seu anjo protetor e atraí-lo! Você sabia que o seu anjo da guarda te acompanha desde o momento do seu nascimento? Cada um de nós tem um protetor celestial, que nos vigia, orienta e defende dos males do mundo.
Deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a aos Erês que acalmem a criança e traga mais docilidade nos caminhos dela. Quando as velas terminarem de queimar, torcer a roupa e deixar secar normalmente. Entregar a criança para usar sem dizer nada a ela.
Nas giras os Erês gostam de tudo o que uma criança gosta balas, pirulitos, brigadeiro, beijinho, bolos em geral e refrigerantes. Além das comidas, os Erês gostam de brinquedos, chupetas, chocalhos, etc... Na Umbanda a maior festa dedicada aos Erês é a Festa de Cosme e Damião, comemorada no dia 27 de setembro.
PASSO-A-PASSO: pegue as sete pedras escolhidas e as coloque, então, sobre as pétalas, em volta da vela; finalize a montagem, jogando, assim, algumas gotas da essência de alfazema sobre as pétalas; acenda a vela de 7 dias, concentre-se e, então, mentalize com fé seus pedidos aos Erês.
Coloque o papel com seu nome e da pessoa amada debaixo de um dos doces e regue tudo com uma quantidade generosa de mel. Acender as velas e fazer seu pedido com fé. Esta oferenda deve ser entregue em um jardim ou praça, de preferência onde tenha brinquedos para crianças.
Eu lhes peço ainda, São Cosme e Damião que a sua proteção guie o meu coração. Que conserve-o sincero e paciente, para que eu saiba ajudar, espalhar o meu amor e auxiliar no zelo pelo futuro das nossas crianças. São Cosme e Damião rogai por mim, por nós e pelos pequeninos.”
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...