1- Nunca os chame ou invoque para o mal É brincando e pregando peças, que Mirim tira tudo do lugar para, depois, recolocar num lugar melhor para você. Além disso, ao invocá-lo no terreiro, em pensamento ou em orações, saiba que os Mirins da Umbanda são grandes justiceiros, e não há como enganá-los.
Sempre que se corta, uma ave ou 4 pé se prepara um ecó com o sangue do animal imolado, este é feito com água, mel e/ou epô de acordo com o que o Orixá está acostumado, e se marca com o sangue do animal.
O Acaçá Àkàsà ou Eko é uma comida ritual do candomblé e da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto.
Como preparar o Acaçá para o Orixá? Você deve Cozinhar 1/2 kg de Farinha de Milho branca, como um angu ou mingau. Deixe esfriar um pouco, e faça bolinhos. Em algumas casas se põe, às colheradas, em folhas de bananeira passada ao fogo e enrola-se.
Deixe o milho verde debulhado de molho durante um dia,para amolecer. Passe na máquina de moer , com chapa mais fina. Deixe de molho por um dia para fermentar. Escorra a água , passe para a panela e cubra com água fria.
Significado de Acaçá substantivo masculino [Brasil] Angu de farinha de arroz e de milho. Fubá mimoso que se deixou fermentar na água com açúcar e que se serve como refrigerante.
Èkuru é uma comida ritual. A massa é preparada da mesma forma que a massa do acarajé, feijão fradinho sem casca triturado, envolto em folhas de bananeira como o acaçá e cozido no vapor.
PROPRIEDADES: uma homenagem à Bahia na mistura de dendê e coco, pra trazer boas energias e muito axé. por ser rico em vitamina A, o dendê ajuda a fortalecer a saúde da pele. o mel é antioxidante, tonificante e rejuvenecedor.
Além de ser usado no preparo de pratos como o bobó de camarão, moqueca, acarajé, vatapá e farofas, o dendê pode ser útil na sua cozinha para fazer outras refeições, já que combina muito bem com peixes, frutos do mar, banana da terra, feijão.
- Adimú para agradar Oyá - Prepara-se, à parte, um molho com: cebola branca; pimentão vermelho; pimenta do reino; tomate; vinho tinto e camarão seco. Pronto o molho, derrama-se sobre os peixinhos fritos e enfeita-se com folhas de alface. Deixa-se nos pés de Oyá por quatro dias e despacha-se num bambual.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.