A quarta temporada de 13 Reasons Why estreou na última sexta-feira, 5, na Netflixe encerrou a narrativa iniciada com o suicídio de Hannah Baker. E, para a curiosidade daqueles que não querem ver os episódios ou gostam de saber do final antes de assistir a série, o Uol listou os principais acontecimentos dos alunos da Liberty High.
Por essa ninguém esperava, não é mesmo?! Mas, sim, Justin morre antes de ir à universidade. Após o baile de formatura, ele desmaia e fica internado na UTI, mas acaba não resistindo devido ao HIV e às complicações neurológicas e respiratórias que surgem. No hospital, Justin recebe a visita de Clay, Jessica, Alex e, relutantemente, de Zach. Descobre-se no hospital que Justin contraiu a doença no período que ficou nas ruas.
+++LEIA MAIS: Séries que deveriam ser canceladas antes de estragarem - sim, lá vem polêmica
Clay sofre com distúrbio de dissociação e faz coisas sem se lembrar. É ele que picha “Armaram para Monty” dentro da escola, quebra as câmeras e coloca fogo no carro do diretor. O estudante chegou a ser levado para um hospital psiquiátrico por causa de um colapso nervoso depois que a escola simulou um tiroteio.
De acordo com a plataforma, Justin, um dos personagens queridos do círculo de protagonistas, morre depois de descobrir diversas complicações da Aids. O personagem tinha um histórico com drogas pesadas e problemas familiares, os quais levaram o estudante largar a escola e morar na rua.
Havia muita expectativa em torno de uma aparição de Katherine Langford nesta temporada. Embora tenha sido breve e sutil, Hannah Baker realmente surgiu no final. Logo após a formatura, Clay está tendo uma conversa com o fantasma de Justin sobre amar as pessoas que mais os magoaram, quando vê a menina sentada nas bancadas do ginásio, com o mesmo vestido roxo que usou no baile da escola na primeira temporada.
O último capítulo começa com a revelação de que ele contraiu HIV enquanto estava morando nas ruas. O médico explica para a família Jensen que Justin pode ter contraído o vírus tanto de agulhas contaminadas por causa das drogas, ou por ter trabalhado com sexo. Então, eles descobrem que o vírus já evoluiu para AIDS e o personagem morre, pouco antes da formatura.
Aos haters, preparem-se para assistir mais cenas românticas de Ani (Grace Saif) e Clay (Dylan Minnette). Há quem diga que o casal não tem a metade da química que existia entre Clay e Hannah. Mas fazer o que, né?!
Enquanto isso, a verdadeira pessoa que matou Bryce não é descoberta pela polícia. Alex (Miles Heizer) consegue se safar e sai do armário, namorando Winston a princípio, mas, depois, termina a série com Charlie.
+++LEIA MAIS: Netflix alterou cena de suicídio controversa de 13 Reasons Why
Tony é um dos personagens que menos sofre durante a quarta temporada. Apesar de não reencontrar a família, que mora no México, o estudante descobre um dom para o boxe, que garante uma vaga na faculdade em outro estado.
Não é só Clay que vai para a faculdade, Jessica também passa na universidade Berkeley com uma redação sobre seu trabalho em aumentar a conscientização sobre violência sexual na escola. Zach (Ross Butler) decide estudar música e Tony (Christian Navarro) recebe incentivo do pai para vender a mecânica e seguir seu próprio caminho.
Contudo, Justin se recupera, retoma as aulas e até consegue garantir uma bolsa da faculdade. Apesar de ter morrido em consequência da Aids, a série deixa claro que Jessica, namorada do estudante, não foi infectada.
“Clay Jensen é um estudante que se vê envolvido em uma série de mistérios provocados pelo trágico suicídio de uma amiga”, diz a sinopse oficial da série.
Tá aí mais um dos maiores spoilers da 4ª temporada da série da Netflix. Para a tristeza dos shippers de Alex e Zach (Ross Butler), Standall fica com Charlie (Tyler Barnhardt) e a construção dessa relação saudável é muito bacana de acompanhar. Quem já assistiu, confirma.
Se você não curte spoilers, já avisamos que esta matéria está cheio deles, ok?! Mas se você faz parte do clube dos ansiosos que está doido(a) para saber o desfecho da 4ª temporada de "13 Reasons Why", veio ao lugar certo. Depois de pouco mais de três anos, a produção polêmica da Netflix chegou ao fim. E, obviamente, muita coisa que não esperávamos aconteceu nos episódios finais. O fato é que a trama que começou lá atrás, em 2017, sendo contada por Hannah Baker (Katherine Langford) surpreendeu até a season finale com mais despedidas e ships improváveis.
Infelizmente, precisamos nos despedir de Justin Foley (Brandon Flynn) na quarta temporada. No penúltimo episódio, o personagem explica que teve uma recaída em sua recuperação das drogas, mas estava de volta à sobriedade. Ele vai até o baile de formatura mas, lá, durante uma dança com Jessica (Alisha Boe), acaba desmaiando.