A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
Os filósofos gregos compreendiam a política como o ápice da realidade humana, como vida boa e virtuosa, a principal característica do homem livre. Acima da vida política está apenas a vida contemplativa, vivida pelos sábios, mas para os demais, o governo da cidade é o que há de melhor.
A política é importante para a sociedade pelo fato de a mesma é responsável por estabelecer ordem social em uma sociedade. ... Dessa forma, pode - se estabelecer ordem e progresso dentro da sociedade por meio da organização dos poderes existentes na sociedade que são divididos por meio da política.
Qual a importância de se estudar a teoria política para a prática da politica? ... Para obter conhecimento do desenvolvimento das funções politicas, assim, poder ser um cidadão de posicionamento ativo na sociedade.
A ciência política tem como principal objeto de estudo a análise das instituições políticas e os fenômenos políticos de um dado governo. ... Diferentemente da filosofia política, praticada pelos gregos antigos, a ciência política só se constituiu mais tarde, no século 19, com o surgimento das ciências humanas.
A filosofia é importante para a democracia no Brasil Contemporâneo na medida que nos ajuda a compreender criticamente os fenômenos sociais. ... Logo, compreender filosofia ajuda a compreender a política do nosso país, corrigindo os seus defeitos e reforçando os seus acertos.
O teatro na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho, cujos rituais tinham um caráter orgiástico.
Sócrates passou toda sua vida em Atenas, tempo durante a qual vigorou, com curtas interrupções, o regime democrático. A lealdade de Sócrates para com sua polis explica o cumprimento exemplar de suas obrigações militares e seu respeito incondicional às leis e instituições atenienses. ...
Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.
Qualquer individuo, ou apenas pessoas com conhecimentos de navegação? Socrates não era no entanto elitista, no sentido de reservar o voto para uma classe. O que ele defendia era uma intelectualização da democracia em que para votar se teria de mostrar aptidão ou qualificação para a tarefa.
Platão não criticava a democracia ateniense porque ela não era completa. Ao contrário até, ele era contrario a democracia porque achava que gente demais teria poder nesse estilo de governo. ... Suas críticas à democracia pressupunham um conhecimento direto e certo das manobras políticas e de seus reais motivos.
Resposta: Na democracia do tipo aristotélica, o povo é soberano. ... As leis são a liberdade, a salvação, pois a partir do momento em que o povo faz o que quer, como se nada fosse impossível, a democracia se torna uma tirania. Viver como bem entender torna a democracia um individualismo, contrário ao que é o bem comum.