O comprador (o capitalista) comanda o trabalho do proletário e se apropria de seus produtos para vendê-los no mercado. A palavra proletariado define o conjunto dos proletários considerados enquanto formando uma classe social.
O proletariado surgiu junto com a Revolução Industrial, sendo esta classe composta por um vasto grupo de pessoas que não detinham meios de produção e nem tinham como competir com os grandes industriais, de modo que, para sobreviver, precisavam vender a sua força de trabalho.
Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. ... É Karl Marx, filósofo alemão, que define a burguesia como a classe social detentora dos meios de produção. Para ele, é por isso que ela se torna dominante da classe operária, o proletariado.
Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos).
Burguesia é compreendida como a classe dominante, dona dos meios de produção, das matérias-primas e detentoras do capital financeiro. Já o proletariado representa a classe trabalhadora, dona apenas da própria força de trabalho. ... Para Marx, a sociedade capitalista é marcada pela tensão entre a burguesia e o proletariado.
classe burguesa - era a classe alta,que mandava. classe operaria - eram os trabalhadores que trabalham em fabricas,sendo mal pagos e tendo que trabalhar mais de 8 horas por dia.
O operário trabalha em fábricas e linhas de produção, sabe apenas fazer parte de um produto. Já os burgueses são a classe comerciante, aqueles que vendiam produtos durante o mercantilismo e posteriormente durante a Idade Moderna na Europa.
A Revolução Industrial promoveu a divisão social do trabalho na medida que dividiu o trabalho entre operários e administradores, de modo que cada operário realizava apenas uma etapa da produção, sem ter uma visão holística daquilo que produzia, e dividiu a sociedade entre burguesia e proletariado.
Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.
Resposta. Defendiam o capitalismo, a produção manufatureira e o comércio!!!
A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.
A aliança entre Rei e burguesia, ou seja, entre monarquias centralizadoras nacionais e os “senhores do comércio”, se deu por meio de um acordo de benefícios e vantagens mútuas.
A aliança entre a burguesia e os reis foi fundamental para a formação das monarquias nacionais na Europa. Com a ajuda financeira da burguesia os reis montaram um exército e conseguiram impor o seu poder sobre os nobres.