Acionar os dois relés é muito simples e para isso você deve apenas mudar o estado das portas digitais ligadas aos pinos IN1 e IN2. Um detalhe importante desse módulo é que os relés são ativados em nível baixo, ou seja, quando o estado da porta estiver em LOW, o relé será acionado.
Os relés são amplamente utilizados em automação residencial e comercial, como portões eletrônicos, acionamento de lâmpadas, janelas eletrônicas e milhares de outras aplicações. Podemos acionar um relé com um microcontrolador, um Arduino, ou simplesmente polarizar a sua entrada com 5V ou 12V.
Relé é um dispositivo que abre a fecha um circuito elétrico, permitindo ou bloqueando o fluxo de corrente elétrica. É semelhante a um interruptor de luz, com diferença de que o relé não é ligado ou desligado por uma ação manual humana, mas sim eletricamente por meio da bobina.
A maioria dos relés atuais possui um LED que indica se o dispositivo está ligado. Se o LED estiver desligado, mesmo que o relé ou os terminais da bobina estejam sendo alimentado (normalmente A1 e A2), pode-se afirmar seguramente que o relé está danificado. Desconecte o relé da fonte de energia.
Possíveis diagnósticos: 1 – Se a lâmpada não piscar o relé está com defeito. 2 – Se a lâmpada acender, e permanecer assim, o relé está com defeito. 3 – Se a lâmpada piscar sem parar (teste por algum tempo) o relé está em condições de uso e o defeito no sistema de seta será outro.
É até melhor um rele ficar ligado ou desligado o tempo todo, pois gasta menos seus contatos, desde que é claro, respeitadas suas capacidades máximas de corrente e tensão. keria saber se um rele de 12v pode fikar ligado o tempo todo (o tempo q eu uso o PC, coisa de 12/14 hs por dia..
Especificação: A sua tensão de operação é de 12VDC - 15~20mA acionando um contato que suporta até 10A para tesões contínuas de até 30VDC ou 10A para tensões alternadas de até 250VCA.
Segundo o Instituto Newton C. Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas”.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
De acordo com cálculos efetuados por engenheiros especialistas do setor elétrico, a equivalência ou conversão de unidades de medidas elétricas é feita assim:
Fórmula para calcular a potência: Para o dimensionamento correto de um motor é necessário a potência ser dada em KW. P = Potência. V = Tensão. I = Corrente.
1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.
A IEC 60034-1 especifica os fatores de serviço usuais por potência. Exemplo: Um motor com a corrente de 8,7A e FS 1,15, Sua corrente máxima admissível = 8,7A x 1,15 = 10,00A.
O termo Fator de Serviço (FS) diz respeito ao fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao dispositivo, sob condições especificadas.
Em outras palavras o fator de serviço (FS) aplicado a potencia nominal do motor indica a sobrecarga permitida que possa ser aplicada continuamente ao motor sob condições específicas. Caso o FS = 1,15, isto significa que suporta 15% de sobrecarga acima de sua potencia nominal.
Como é calculado o fator de potência dos circuitos?