Logun-Edé – é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais. Saudação – Loci,loci, logun!
Ogum Yara é o chefe da Terceira Falange da Sexta Linha (Ogum) dentro da Umbanda tradicional. Ele trabalha cruzado com Oxum e aliado ao Povo dos Rios, Cachoeiras e Lagos. Suas cores são o verde, o branco, o vermelho (velas) e ele recebe oferendas na beira dos rios, cachoeiras e lagos.
Logun Edé
Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê.
Culto a Logunedé Seus objetos devem permanecer junto aos assentamentos de Oxum e, sempre quando agradado, devemos fazer oferendas também à sua mãe. Logunedé está encantado nos pequenos animais, como o coelho, o porquinho-da-índia e os pequenos pássaros.
COLETANEA COMIDAS DE LOGUN-EDÉ - OMOLOKUM
Oferendas a Oxum
Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!