Como achar o Norte no Google Maps (e outros pontos cardeais)
A orientação do Google Maps é sempre a mesma, seja nos modos Satélite ou Mapa. O norte está na parte superior da tela e o sul na parte inferior.
Abra o Google Earth. Aponte para uma seta direcional na bússola. Clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha-o pressionado. Em seguida, solte o botão quando você chegar na parte do mundo que deseja ver.
1 – Coloque a bússola deitada sob a mão, ou em cima do mapa em uma superfície plana, preferencialmente em frente ao seu peito. 2 – Gire a marcação dos graus até que as linhas de orientação se alinhem à seta magnética com os dois apontando os dois para o Norte.
Esso procedimento pode ser feito tanto no Android quanto no iPhone: basta tocar no ponto azul, escolher a opção para calibrar a bússola e fazer um "8" umas três ou quatro vezes seguidas. No Android, você ainda pode ativar o modo de alta precisão indo no menu "Configurar" > "Localização" > "Modo" > "Alta precisão".
Personalizar o trajeto
Coloque uma bússola no seu Android e nunca mais se perca em acampamentos ou trilhas
Todas as manhãs o Sol surge no lado leste do horizonte e no final da tarde desaparece no lado oposto, no oeste. ... As posições onde o Sol nasce e se põe no horizonte variam ao longo do ano. Mas, após aproximadamente 365 dias — um ano solar — o Sol volta a nascer no mesmo ponto e reinicia seu ciclo anual.
É a posição Sul. O lugar onde ele ''nasce'' tem o nome de nascente. Quando o Sol está mesmo por cima de nós, ao meio-dia, olhando para ele ficamos a saber onde fica o Sul. O Sol ''põe-se'' e começa a anoitecer. ... Sendo assim, as posições são: Nascente, Sul e Poente.
A rotação é o movimento que a Terra faz em torno de si mesma. É ele, por exemplo, que determina os dias e as noites. Porém, este movimento determina, visto daqui da Terra, um movimento aparente do sol. durante o dia.