Quem Jogou Perfume Nos Ps De Jesus?

Quem jogou perfume nos ps de Jesus

Maria, chamada Madalena, não é a irmã de Lázaro. A única informação que temos acerca de Maria Madalena, é que ela foi liberta de espíritos malignos e que estava presente na hora da crucificação e da ressurreição de Jesus, acompanhando sua mãe, Maria.

Seguidores

Em determinado momento, durante a ceia, na presença dos discípulos, Maria pegou um arrátel[1] de unguento de nardo puro, de grande valor, e ungiu os pés de Jesus. Em seguida, passou a enxugar os pés de Jesus com os seus cabelos, de modo que a casa ficou perfumada com o cheiro do unguento (Jo 12:3).

O evangelista João deixa claro que a mulher que ungiu os pés de Cristo, em Betânia, durante um jantar, tratava-se de Maria, a irmã de Lázaro (Jo 11:2). É improvável que o evangelista tenha se equivocado quanto à identidade da pessoa que ungiu os pés de Cristo e secou com os seus cabelos, pois ele conhecia as duas: Maria, irmã de Lázaro e Maria Madalena, portanto, conclui-se que a mulher que ungiu os pés de Jesus não se trata de Maria Madalena.

Baixe o App da Bíblia da YouVersion

Baixe o App da Bíblia da YouVersion

O evangelista Lucas, após narrar o episódio da mulher que, na casa de um fariseu, lavou os pés de Jesus com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos, faz referência a Maria Madalena como uma seguidora de Jesus, com outras mulheres. Logo, o evangelista Lucas conhecia Maria Madalena, e não há razão para que ele tenha omitido o nome dela, se a mulher que lavou os pés de Jesus com lágrimas fosse, realmente, Maria Madalena.

As diferenças entre a história narrada por Mateus e por Marcos, da narrada por Lucas e por João, sugerem que a história escrita por Mateus e por Marcos trata de uma mulher desconhecida pelos apóstolos. Ela derramou o precioso bálsamo sobre a cabeça de Cristo, enquanto as outras duas mulheres, Maria, irmã de Lázaro e a pecadora, ungiram os pés de Cristo.

Quem sou eu

Diferentemente de João, os evangelistas Mateus e Marcos não registraram o nome da mulher, o que demonstra que ela era uma desconhecida do círculo dos apóstolos, vez que todos conheciam Lázaro e as suas duas irmãs, Marta e Maria.

Cânticos 4:13 – De você brota um pomar de romãs com frutos seletos, com flores de hena e nardo,

Mateus 26:7 – aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa.

Planos de Leitura e Devocionais gratuitos relacionados a João 12:3-19

Planos de Leitura e Devocionais gratuitos relacionados a João 12:3-19

A YouVersion utiliza cookies para personalizar sua experiência. Ao utilizar nosso site, você aceita o uso de cookies como descrito em nossa Política de Privacidade

Cânticos 1:3 – A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado. Não é à toa que as jovens o amam!

Inscrever-se

Conhecer a identidade da pessoa ou, a relação dela com outra, que é muito conhecida, faz com que os narradores não se esqueçam de registrar o nome da pessoa. O evangelista João não cita o nome da mulher samaritana, pois ela pertencia a um povo que não se comunicava com os judeus, era mulher e estrangeira, portanto, os discípulos não tinham nenhuma proximidade com ela. O que marcou a mulher foi sua origem, Samaria, e a desavença entre samaritanos e judeus, questões, suficientemente, importante para a narrativa (Jo 4:7).

Lucas 10:38 – Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

Incentivando e desafiando você a buscar intimidade com Deus diariamente.

Cânticos 1:12 – Enquanto o rei estava em seus aposentos, o meu nardo espalhou a sua fragrância.

João 11:28 – E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”.

Embora Jesus estivesse em Betânia, povoado de Maria e de sua irmã Marta, Jesus estava jantando na casa de Simão, o leproso, a dois dias da Páscoa, e não a seis dias, como narra o evangelista João.

Que dia é o lava pés?

A Ceia do Senhor ou a Última Ceia é o momento em que Jesus teria lavado os pés dos apóstolos, conforme a história. A celebração, que também recorda a instituição da Eucaristia, ocorre tradicionalmente na quinta-feira da Semana Santa.

Qual discípulo ficou aos pés da cruz?

Jesus disse: "Mulher, este é o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe". Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.

O que acontece com Caifás?

Citado na Bíblia nos livros Mateus, Lucas, Marcos, João e Atos; José Caifás, ou apenas Caifás como é conhecido, foi Sumo Sacerdote e presidente do Sinédrio – o supremo tribunal dos judeus. ... Segundo o capitulo 4 do livro Atos, depois da morte de Jesus, Caifás continuou ativo, perseguindo os seus seguidores.

Como foi a morte de Barrabás?

Barrabás, que tivera o favor da multidão obtendo o perdão em lugar de Jesus, parou ali, fitando longamente o réu crucificado. Enquanto se ralava em pensamento, pequena gota de suor sangrento veio de Jesus morto na cruz até ele, trazida pelo vento, caindo-lhe na ferida que trazia no crânio.

O que acontece com Caifás na novela Jesus?

Caifás comemora o fim de Jesus. Cláudia e Helena ameaçam Pilatos caso ele faça mal aos apóstolos. Petronius e os soldados chegam até o esconderijo dos apóstolos. Os soldados romanos não encontram os apóstolos no esconderijo.

O que aconteceu com Caifas e Anas?

De acordo com os evangelhos Jesus foi preso pela guarda do Templo de Jerusalém, e foi levado diante de Caifás e outros, por quem foi acusado de blasfêmia. ... Após considerá-lo culpado, o Sinédrio entregou-o ao governador romano Pôncio Pilatos, por quem Jesus também foi acusado de sedição contra Roma.

Qual foi o fim de Barrabás?

Foi preso após um ataque a um grupo de soldados romanos na cidade de Cafarnaum. Barrabás ficou conhecido como um criminoso, responsável por insurgência, assassinato e roubo. O evangelho de Mateus (27:16) o chama de um "preso muito conhecido".

Quem matou Barrabás?

Compartilhe! Barrabás irá cometer um assassinato no capítulo 148 da novela Jesus, que irá ao ar nesta terça-feira (19), na Record, a partir das 20h45. Interpretado por André Gonçalves, o personagem matará o filho do publicano durante uma ação dos rebeldes judeus.

O que acontece com Barrabás?

Pressionado, o governador tentou um último recurso: mandou trazer um condenado à morte, tido como ladrão e assassino, chamado Barrabás, e, valendo-se de uma tradição judaica, concedeu ao povo o direito de escolher qual dos dois acusados deveria ser solto e o outro crucificado.