Os consumidores primários são aqueles que se alimentam do produtor. ... O organismo que se alimenta do consumidor primário é chamado de consumidor secundário. No exemplo, esse é o sapo. O consumidor terciário é aquele que se alimenta do secundário, como é o caso da cobra alimentando-se do sapo.
Algas, plantas e algumas bactérias e protozoários representam os produtores.
Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e, normalmente, são representados por organismos fotossintetizantes, como as plantas e as algas.
Os produtores recebem esse nome pois são os primeiros na cadeia alimentar e, portanto, quem produz a energia de todo o sistema, já os consumidores são assim chamados pois consomem a energia e matéria orgânica em geral produzida pelos produtores.
Resposta:Existem 4 níveis tróficos nessa cadeia alimentar , a planta ocupa o nível de produtor, pois ela que produz o alimento para o consumidor primário( herbívoros) . o sapo ocupa o nível de consumidor secundário porque ele consome os animais herbívoros, nesse caso o herbívoro é a lagarta.
Os níveis tróficos são três:
Nível trófico
Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química.
Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.
Superpredador, também conhecido como predador alfa, é um tipo de predador que está no topo de uma cadeia alimentar, ou seja, quando não há outras criaturas superiores. Um estudo das cadeias alimentares marinhas define os superpredadores como seres acima do quarto nível trófico. ...
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas. Peixe Carpa, um peixe onívoro. A gaivota é uma ave que pode apresentar hábitos herbívoros, frutívoros ou carnívoros.
Todos os consumidores que se alimentam de seres produtores são considerados consumidores primários ou de primeira ordem (herbívoros). Os consumidores que se alimentam dos que constituem a primeira ordem são denominados de consumidores secundários ou de segunda ordem (carnívoros que se alimentam de herbívoros).
Quanto à nutrição, os seres podem ser classificados como herbívoros, carnívoros e onívoros. Os seres herbívoros alimentam-se exclusivamente de plantas e vegetais em geral, como o coelho e a vaca. Os seres carnívoros alimentam-se exclusivamente de carne, como o leão e os lobos.
Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal. Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista.