Homero
Ele surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural. Até hoje um dos jogos mais populares do mundo, o xadrez pode ser levado para a aula de Educação Física de forma simples e divertida.
Tem mais depois da publicidade ;) O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.
A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais.
O xadrez se torna um esporte O primeiro torneio com as regras modernas de xadrez foi realizado em Londres, no ano de 1851. O alemão Adolf Anderssen, renomado na época e considerado o então melhor enxadrista no mundo, sagrou-se campeão.
Dama
Esporte chegou ao país em 1808 com dom João 6º O primeiro brasileiro a conquistar renome internacional no esporte foi o Grande Mestre Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, campeão brasileiro em 1967 e de 1974 a 1979. O xadrez jogado atualmente, tem sua origem datada no período medieval.
O xadrez no Brasil é um jogo que goza de muitos adeptos, mas sempre com períodos de hiatos e eferverscências entre as gerações. É no império, durante o século XIX, que o jogo começa a se estruturar oficialmente, particularmente na corte do Rio de Janeiro.
A história do xadrez no Brasil é longa, os primeiros campeonatos nacionais já eram disputados em 1927. O primeiro campeão foi João de Souza Mendes Junior, ele venceu o campeonato que foi disputado no Rio de Janeiro. ... O primeiro campeonato feminino de xadrez foi disputado em 1960 e a vencedora foi Dora de Castro Rúbio.
Mini Torneio de Xadrez do Brasil de 1880 foi o primeiro torneio de xadrez do Brasil. Ele foi disputado em janeiro de 1880, na residência de Arthur Napoleão, na Rua Marquês de Abrantes, bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.
O Campeonato Brasileiro de xadrez é a principal competição nacional do esporte. A primeira edição do campeonato absoluto ocorreu em 1927, tendo como vencedor João de Souza Mendes.
Segundo dados disponibilizados ao Estadão pelo chess.com, brasileiros jogaram 9.
Chaturanga
Os primeiros jogos teriam surgido há cerca de 5.
História. Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.
A origem dos jogos de tabuleiro está ligada às primeiras cidades nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia. Nestas áreas foram encontrados em escavações arqueológicas, objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro.
Alguns exemplos típicos de Jogos de Tabuleiro são: xadrez, dama, gamão, banco imobiliário, jogo da velha, ludo, mancalas, trilha, go.
Os jogos de tabuleiro oferecem muitos benefícios aos alunos, estimula e desenvolve importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. Promove entre os jogadores o respeito, a paciência, as diferenças existentes entre eles e da sociedade a qual vivemos.
Os jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida, levando a criança a aprender que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um ...
Conheça 4 benefícios dos jogos de tabuleiro para crianças
Os jogos desempenham uma função essencial no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos indivíduos. Fundamental para a saúde e o aprendizado humano, os jogos sociais podem ajudar a exteriorizar emoções e ensinar pessoas a lidar com desafios e problemas. ...
Para jogar é preciso dois jogadores, que realizam um caminho unidimensional em que os adversários movem suas peças em sentidos contrários à medida que jogam dados e estes determinam quantas “casas” serão avançadas. Ganha a partida quem conseguir retirar todas as peças primeiro.
Neste jogo, os participantes se tornam contadores de histórias e precisam desenvolver frases para definir os surreais - e belos - desenhos de suas cartas de maneira sutil. Cabe aos outros jogadores tentar adivinhar a carta do narrador e escolher uma outra imagem que também corresponda à definição do jogador da vez.
Regras O tabuleiro possui 12 cavidades, seis em cada lado. Para começar, coloca-se três sementes em cada cavidade. Em seguida, um jogador tira todas as sementes de uma das seis cavidades do seu lado (na colheita) e as coloca nas casas seguintes, uma a uma, no sentido anti-horário.