Quando falamos de performance esportiva, logo nos lembramos do treinamento de potência. Esse é um tipo de treinamento que trabalha a aceleração. Ou seja, aqui a pessoa realizará os exercícios acelerando os movimentos ao máximo para produzir a maior potência possível.
Para conquistar a explosão muscular - Algumas técnicas, quando associadas ao treinamento regular, contribuem para o desempenho do praticante: "Treinamento de distância mais curta, mas com uma velocidade acima do normal do corredor, mais conhecidos como "tiro", trabalho com cargas em séries curtas na musculação, ...
Agachamentos unilaterais – Aposte nos split squats, nome em inglês do exercício, com uma perna de cada vez. Esse movimento é importante pensando no sprint, já que uma perna de cada vez está em contato com o solo. Fortalecer isquiotibiais e glúteos também ajuda na prevenção de lesões durante o sprint.
Para treinar para a força explosiva das pernas, é necessário incorporar o treinamento de força pliométrica ou explosiva. Os exercícios pliométricos melhoram seu controle neuro-muscular, bem como sua força e poder. No entanto, como a pliometria é exigente, você precisa ter um nível básico de força.
Força explosiva - ocorre um aumento da força por unidade de tempo. Depende: velocidade de contração das unidades motoras e da força de contração das fibras comprometidas.
A força é uma qualidade física de característica neuromuscular. ... Quanto mais e maiores unidades motoras forem ativadas (estimuladas) maior será a força desenvolvida pelo músculo ou grupo de músculos. A Hipertrofia como conceito é o aumento da seção transversa do músculo.
A palavra luta tem sua origem no termo em latim “lucta”, derivado do primitivo “LUITA” que significa esforço, luta, dedicação. “Luctare”, ou lutar, por sua vez é um termo de origem desportiva que significa o combate entre duas pessoas com ou sem armas.