O romance histórico surgiu no século XIX com o escocês Walter Scott (1771-1832)....Literatura Mundial.
Apesar de tradicionalmente a origem do romance histórico ser atribuída à obra de Walter Scott no início do século XIX, há pesquisas que afirmam que o gênero teve início no final do século XVII e início do século XVIII.
Lady Murasaki Shikibu é considerada a autora do primeiro romance escrito do mundo: “Genji Monogatari”, provavelmente escrito em 1007.
Um dos diversos tipos de romance, os romances de época são aqueles que utilizam um determinado período histórico como cenário e pano de fundo para o desenvolvimento de suas narrativas.
Como escrever um romance de época
Romances Clássicos São os romances contemporâneos dos séculos em que foram escritos que atravessam gerações, porém não perdem seu valor.
O folhetim surgiu na França no início do século XIX. Foi importado para o Brasil logo depois, fazendo enorme sucesso na segunda metade do século XIX. Eram publicados diariamente em jornais da capital do Império (Rio de Janeiro) e jornais do interior, em espaços destinados a entretenimento.
Os romances eram publicados nos jornais. Cada semana, um capítulo. E ao fim de cada capítulo havia um "gancho", que é o início de um novo conflito, só o início, o suficiente para deixar o leitor desesperado pela chegada da próxima semana.
O Romantismo surgiu na Europa, inicialmente na Alemanha, Inglaterra e França. ... Juntamente com a Revolução Industrial (1760 – 1820) e a Revolução Francesa (1789), os valores burgueses moldaram uma nova forma de ver o mundo, com a classe tornando-se um amplo público leitor.
O romantismo surgiu na Europa no século XVIII no contexto da revolução industrial e do iluminismo, movimento intelectual e filosófico baseado na razão. Ele durou até meados do século XIX, quando começa o realismo.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.